Pouco antes da JAC ser parcialmente comprada pela Volkswagen, outra inusitada parceria automotiva surgiu. Honda e General Motors assinaram parceria para desenvolvimento de caros elétricos, que resultará no inédito Prologue. O SUV elétrico da Honda terá plataforma de e será lançado em 2024.
Ainda há poucas informações sobre o Honda Prologue, mas é certo que ele ganhará um equivalente da Acura. Ele será produzido em uma das fábricas da General Motors junto do equivalente da Chevrolet e de outras marcas do grupo que podem vir a usar a base.
A base modular utilizará a nova família de motores e baterias Ultium desenvolvidos pela gigante norte-americana. Ao todo são cinco unidades de acionamento que podem ser combinadas a até três motores elétricos. Esse conjunto já é o utilizado pelo Cadillac Lyriq, que será lançado no ano que vem.
Já as baterias são feitas pela LG Cell e são modulares. Tem seu layout modificado de acordo com o uso necessário e podem variar de 50 kWh a até 200 kWh. Essa parceria Honda e GM visa dar base para o processo de eletrificação da montadora japonesa na parte norte do continente americano.
A Honda tem como objetivo se tornar uma marca de zero emissões até 2040. Porém terá já 40% de seus carros vendidos em 2030 com propulsão elétrica ou movido a hidrogênio. Esse percentual aumentará para 80% em 2035, cinco antes da morte dos Honda e Acura movidos a gasolina ou diesel.
>>Honda HR-V Touring fica mais caro que Jeep Compass e VW Taos
>>HR-V Touring briga com Renegade, mas mira Compass | Avaliação
>>Honda Civic LX tem pouco custo e muito benefício – Avaliação