Em pré-venda desde o início deste mês, a BYD lançou oficialmente em nosso mercado a tão aguardada caminhonete Shark por R$ 379.800 (preço público). O utilitário médio estreou complementado a gama de produtos da Build Your Dreams no Brasil e chega ostentando títulos: é a primeira caminhonete híbrida plug-in (PHEV) à venda no país e a mais potente.
Não apenas a BYD Shark oferece uma nova possibilidade aos brasileiros, como também reforça a estratégia da de acelerar a transição para a eletrificação, agora não apenas no ambiente urbano, mas também no fora de estrada. Segundo o fabricante, já são mais de 60.000 carros eletrificados vendidos em nosso mercado.
A BYD Shark traz sistema de propulsão que combina um motor térmico 1.5 turbinado (183 cv e 26,5 kgfm) em trabalho conjunto aos dois motores elétricos (um em cada eixo). O propulsor elétrico instalado no eixo dianteiro entrega 231 cv e 31,6 kgfm, enquanto o traseiro produz 204 cv e 34,6 kgfm.
Com potência combinada de 437 cv, a BYD Shark parte da imobilidade aos 100 km/h em 5,7 segundos. Ela possui bateria Blade com capacidade de 29,6 kWh. O alcance puramente elétrico de até 100 quilômetros (NEDC) ou 57 quilômetros (Inmetro) sem emitir uma grama de poluentes na atmosfera.
Consumo da BYD Shark
Falando do consumo, a caminhonete da BYD crava médias de 24,6 km/l (cidade) e 19,9 km/l (estrada), de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular () do Inmetro.
Para domar o poderio da BYD Shark os freios utilizam discos ventilados nos quatro cantos, enquanto o contato com o solo é garantido pelas rodas de 18 polegadas calçadas por pneus 265/65.
Já as suspensões adotam arquitetura Double Wishbone à frente e atrás. Aliás, a carroceria da caminhonete híbrida mede 5,45 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e espaçosos 3,26 m. O peso é de 2.710 kg.
Sendo uma caminhonete, a caçamba pode ser um fator decisivo na hora de fechar o negócio. O compartimento de cargas mede 1,52 m de comprimento, 1,50 m de largura e 517 mm de altura, com volume de 1.200 litros e capacidade de carga de 790 kg. A capacidade de reboque é de 2.500 kg. Há ainda três tomadas na caçamba para ligar equipamentos externos.
De série, a BYD Shark oferece faróis de LED com acendimento automático, ajuste manual de altura dos faróis, luz diurna de LED, santantônio, abertura elétrica da tampa traseira e retrovisores externos com ajuste elétrico, rebatimento e desembaçador.
O pacote ainda inclui quadro de instrumentos de 10,25″, carregador de smartphone por indução, banco do motorista ajustável eletricamente em seis posições (do carona em quatro), ambos com aquecimento e ventilação, Head-Up Display (HUD) que projeta no para-brisas informações úteis ao condutor como a velocidade e multimídia de 12,8 polegadas com GPS integrado e atualizações Over The Air (OTA).
Em segurança, há assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, controle de descida, alerta de colisão frontal e traseira, alerta de mudança de faixa, assistente de permanência de faixa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, controlador de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta de abertura de porta, câmera 360º e alerta de tráfego cruzado.
Garantia
A garantia é de seis anos para o veículo e de oito anos para a bateria, ambas sem limite de quilometragem. Quem desejar pode adquirir a BYD Shark à prova de balas com a blindagem certificada pela marca, feita em parceira com a Carbon, com preço promocional de R$ 78.200 disponível já a partir do lançamento em outubro.
O que você achou da BYD Shark? Acredita que ela fará sucesso em nosso mercado? Escreva a sua opinião nos comentários.