Para entrar com mais confiança na era da eletromobilidade, a próxima geração do Porsche Cayenne será totalmente elétrica. Mas calma, esta é apenas uma das grandes novidades que a marca alemã está preparando para seu SUV mais famoso. Afinal, o modelo terá diversas opções de motorização, incluindo um V8.
A montadora afirmou recentemente que a próxima vida do Cayenne não dependerá de combustível fóssil e sim eletricidade para se locomover. Seu lançamento não deve demorar, pois protótipos dele já rodam em testes, camuflados, e em diversas e extremas condições climáticas e de regiões topográficas. Segundo Oliver Blume, CEO da fabricante, a atual vida e a próxima do SUV vão conviver por um bom tempo.
Oliver pontua que na futura década, a de 2030, sua empresa irá oferecer aos consumidores um amplo portfólio de modelos a combustão eficientes e também híbridos. Por isso, o atual Porsche Cayenne vai passar por atualizações, afim de se tornar mais eficiente energeticamente. Um dos principais pontos a ser melhorado no SUV é o motor V8.
Andando para cima e para baixo
O que os engenheiros da montadora pretendem é tornar o propulsor V8 biturbo mais amigo do meio ambiente e consiga atender às rígidas normas de emissão de poluentes, que são aplicadas nos países. Blume conta que a empresa poderia fornecer mais de 80% de carros eletrificados ao mercado, mas que tudo depende da demanda do cliente.
A nova geração do Porsche Cayenne utilizará a Premium Platform Electric, a PPE, uma arquitetura feita para equipar modelos eletrificados e por isso conta com sistema de 800V. Já Michael Steiner, membro do conselho executivo de pesquisa e desenvolvimento da marca, revelou que ela permite uma ampla integração de tecnologias e que o desempenho de condução do Cayenne elétrico está sendo estudado de perto.
Além deste tópico, Michael pontua que a plataforma terá alta capacidade de estabilidade para recarregar as baterias e trará um alto nível de conforto no cotidiano. Por sua vez, Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produtos Cayenne, declarou que o SUV elétrico já teve unidades prontas e que saíram da fábrica, rumo aos mais diversos estudos nas ruas.
Até a data oficial de lançamento, ainda não revelada, o Porsche Cayenne elétrico rodará milhares de quilômetros fazendo testes pelo mundo, tudo para garantir que os hardware, software e as demais funcionalidades do SUV funcionem sem intercorrências. A vinda do modelo ao Brasil não está oficializada no momento.
Só que com o recente arrependimento da Porsche quanto a eletrificação total, é bem provável que a nova geração do Cayenne seja convertida, em algum momento, a motores a combustão. É esperar para ver.
Ansioso para ver o Cayenne elétrico? Dará uma volta quando ele for lançado? Conte nos comentários