A Peugeot definitivamente quer deixar o posto de coadjuvante no mercado brasileiro com a enxurrada de novidades que está preparando. Além do novo 208 que está pestes a chegar às concessionárias da marca, e também da segunda geração do SUV compacto 2008 que chega em 2021, a Peugeot terá uma picape média rival de Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Revelada em terras internacionais, a Peugeot Landtrek será produzida no Uruguai, de onde será exportada para o mercado brasileiro. A picape média francesa será produzida na fábrica Nordex, de onde atualmente são feitos os utilitários Peugeot Expert e Citroën Jumpy.
A fábrica não pertence exatamente a uma marca especificamente, tanto que a Kia também monta o caminhãozinho Bongo por lá. Contudo, a planta está passando por processo de reforma e expansão para receber a linha de montagem da Landtrek.
As expectativas da Peugeot com a picape média são grandes, visto que ela mira alto no segmento, especificamente onde estão Toyota Hilux e Chevrolet S10. A marca francesa quer aproveitar a boa fama que seus utilitários têm no Brasil e resgatar o saudosismo da robusta 504 Pick-up, popularmente conhecida como 1,2 Tonelada, vendida nos anos 1990.
Para isso, ela convocará a linha completa da Landtrek no Brasil, o que incluirá as versões cabine simples, cabine dupla e até chassi-cabine, alternativa atualmente oferecida somente por S10 e Hilux. A Landtrek tem 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura – praticamente idêntica à de duas rivais.
Turbo diesel: qual vem?
Lá fora, a Peugeot Landtrek é equipada com motor 1.9 quatro cilindros turbo diesel de 150 cv e 35,7 kgfm de torque. É uma cavalaria bastante abaixo da faixa dos 200 cv onde está a S10 diesel e para onde vai a Hilux diesel após a reestilização.
Por isso, rumores apontam para a substituição desse motor 1.9 pelo 2.0 quatro cilindros BlueHDi do furgão Boxer, porém com duas turbinas ao invés de uma só. Atualmente esse motor rende 130 cv e 34 kgfm de torque em sua variante de turbo único oferecida no Boxer e também no Citroën Jumper.
Há também um motor 2.4 turbo quatro cilindros a gasolina com 210 cv e 32,6 kgfm de torque. Contudo, o mercado atualmente prefere motores diesel ao invés de flex ou gasolina em picapes desse porte. Hoje somente Hilux e S10 oferecem motores flex, mas com representatividade baixa nas vendas.
Há opção de câmbio automático de seis marchas para os dois motores, enquanto o modelo gasolina pode ser equipado também com transmissão manual de seis marchas. Como manda a cartilha das picapes médias, a Peugeot Landtrek tem tração 4×4 com reduzida e diferencial blocante.
A caçamba consegue levar até 1 tonelada de carga, tal qual suas rivais. A Peugeot ainda não anunciou quando a Landtreck chegará ao Brasil. Mas a briga com Chevrolet S10 e Toyota Hilux deverá ocorrer logo, possivelmente na segunda metade de 2021, visto que Argentina e Brasil são tidos como os principais mercados da caminhonete no mundo.
>>Chevrolet S10 2021: visual renovado, mais equipamentos e versões
>>Toyota Hilux 2021 reestilizada será feita na Argentina ainda neste ano