Uma das mais emblemáticas peruas à venda no mundo, a Subaru Outback acaba de dar mais um passo em direção ao mundo dos SUVs. Se na essência ela já é a versão off-road da perua Legacy, a nova versão Wilderness eleva o modelo a um novo patamar fora-de-estrada.
Com a Outback Wilderness, a Subaru quer criar uma nova grife off-road. É uma estratégia semelhante ao que faz a Jeep com os modelos Trailhawk. Para isso, a perua ganhou alguns adereços estéticos e mecânicos com o objetivo de encarar trilhas como um SUV parrudo 4×4.
A suspensão foi elevada em 2 cm e reforçada. Isso permitiu que a Outback Wilderness tenha vão livre de 24 cm em relação ao solo. Com isso, a Subaru melhorou o ângulo de entrada de 18,6° para 20°. Já o ângulo de saída foi de 21,7° para 23,6°. São números importantes para o off-road.
CVT off-road
A Outback Wilderness ainda é equipada com pneus Yokohama Geolandar todo-terreno calçados em rodas de 17 polegadas com visual exclusivo. A Subaru trabalhou na transmissão CVT para aumentar a força em baixas rotações. Segundo a marca, há 40% a mais de força para vencer situações de atoleiro e terreno difícil.
Debaixo do capô a perua aventureira conta com motor 2.4 boxer quatro cilindros turbo. São 260 cv e 38,3 kgfm de torque. Há também tração nas quatro rodas com sistema ativo de vetorização de torque.
Como não poderia deixar de ser, uma versão mais parruda também tem que contar com visual igualmente modificado. Em relação à Outback padrão, a Wilderness tem para-choque com mais plástico preto e visual mais robusto. Destaque para as luzes de neblina de LED formadas por pontos luminosos.
Ela traz detalhes em laranja na dianteira, lateral e traseira, como parte do pacote Wilderness. Novo rack de teto reforçado possibilita a instalação de uma tenda no teto da perua. Ela ainda apresenta para-choque traseiro com área plástica preta maior e lanternas com molduras pretas. Por dentro há detalhes em laranja e logo Wilderness no encosto dos bancos.
Representada pela CAOA no Brasil, a Subaru já ofereceu a Outback por aqui. A atual geração ainda não chegou, mas a versão aventureira poderia dar um impulso nas vendas da perua, caso ela venha. Por enquanto a versão off-road será oferecida somente nos EUA.
>>SUVs dominam vendas na China e Corolla vende menos que Sentra
>>Mustang, Camaro e Eclipse: por que esses esportivos viraram SUVs?