AFun Casino Online

O V12 continuará por um tempo!

Pagani considera supercarros híbridos uma perda de tempo

Horacio Pagani, fundador da Pagani Automobili S.p.A., acredita que ninguém está interessado em um carro híbrido. Entenda o porquê

Pagani Utopia Roadster
Pagani Utopia Roadster [Divulgação]

A eletrificação é um caminho sem volta, como costumamos dizer. Em uma época em que muitos fabricantes exóticos estão reduzindo motores ou adotando a eletrificação, a Pagani segue contra a maré com o Utopia Roadster, que utiliza um motor V12 6.0 biturbo de 852 cv e 112 kgfm, sem qualquer conjunto híbrido.

Isso ocorre porque Horacio Pagani mencionou que seus clientes não desejam um híbrido. De fato, o Aston Martin Valkyrie e o Bugatti Tourbillon são dois exemplos de híbridos equipados com potentes propulsores e auxiliados pela eletrificação.

Alguns acreditam que essa solução combina o melhor de dois mundos, melhorando tanto o desempenho quanto a eficiência. No entanto, a Pagani acredita que esses veículos realmente apresentam problemas.

Pagani Utopia Roadster
Pagani Utopia Roadster [Divulgação]

“Na realidade, ninguém está interessado em um carro híbrido,” disse Pagani ao em uma entrevista sobre o lançamento do Utopia Roadster nos EUA. “Eu tenho híbridos na minha coleção, como um Porsche 918 Spyder. Mas, na hora de sair, levo meu 911 R ou o Carrera GT. Nossos clientes pensam da mesma forma.”

A Pagani considerou seriamente a ideia de um motor híbrido ou elétrico no passado, mas as empresas não podem se dar ao luxo de construir algo que seus clientes não querem comprar.

Pagani Utopia Roadster
Pagani Utopia Roadster [Divulgação]

“Temos que construir o que o cliente deseja. Em 2017, formamos uma equipe para trabalhar em um modelo elétrico. Toda a equipe estava focada e animada – inclusive eu – e definimos o conceito, colaborando com a e outros parceiros.

Até começamos a trabalhar com a , que possui excelente tecnologia no mundo dos veículos elétricos. Mas, no final, os clientes não estavam interessados,” acrescentou. Ou seja, a Pagani não está com pressa para abandonar o V12.