O novo Smart #5 já tem data para estrear na China. O SUV totalmente elétrico marca uma nova etapa para a fabricante, que é controlada há alguns anos pela Geely, que também é a dona da Volvo e da Zeekr. Com um design diferentão, o modelo será o maior carro já feito pela marca, tendo um porte semelhante ao do BMW X3.
De acordo com o site , o Smart #5 vai ser revelado oficialmente no dia 28 de agosto. Entretanto, por mais que ele tenha o tamanho de um X3, a tendência é que o SUV concorra com outra marca do grupo BMW. Ao analisar o design diferentão do carro, é possível fazer uma associação com o Mini Countryman, que também tem versões elétricas em sua nova geração.
Com 4,70 m de comprimento e 1,92 m de largura, o #5 será construído sobre a plataforma SEA do grupo Geely. Esta base também já é utilizada em alguns modelos da Volvo. O novo SUV da Smart vai ter versões com um ou dois motores, cuja potência deve ficar entre 224 cv e 363 cv.
Haverá ainda uma versão Brabus, com maior apelo esportivo, e que vai aumentar ainda mais a potência do SUV. Nesse caso, é esperado que a versão mais forte tenha até 421 cv. Além disso, o modelo terá duas opções de baterias: com 76 kWh ou 100 kWh. Dessa forma, a autonomia deve ficar entre 570 km e 740 km, dependendo da versão e de acordo com o ciclo chinês, que sempre é mais otimista.
Design do Smart #5
É curioso que o design do SUV repete os mesmos elementos na dianteira e na traseira. Os faróis dianteiros e as lanternas traseiras seguem o mesmo conceito visual, sendo unidos por uma barra com quatro elementos. Já a lateral é bastante lisa, com poucos vincos, e até as maçanetas ficam camufladas.
Inicialmente, o Smart #5 será lançado na China, mas o SUV também será vendido na Europa. Além dele, a marca oferece os modelos #1 e #3, sendo que ambos são menores que o futuro SUV. De qualquer forma, definitivamente não existe mais a Smart que fabricava apenas carros pequenos. Agora a marca também vai apostar nos modelos maiores.
O que achou do novo SUV da Smart? Deixe nos comentários a sua opinião.