O Peugeot 5008 de nova geração foi apresentado pela marca francesa. Seguindo a mesma linha da nova geração do irmão menor 3008, o SUV de sete lugares passa a ser sempre eletrificado e deve servir de base para o próximo Jeep Commander. O visual também lembra bastante o do 3008, mas com o novo 5008 tendo uma traseira mais quadrada, por conta dos sete lugares.
No ano passado, o Tesla Model Y se tornou o carro mais vendido da Europa, então é evidente que ele se tornou o grande alvo das marcas do velho continente. Para tentar roubar possíveis compradores do Model Y, a Peugeot disponibiliza seu SUV sempre com os sete lugares de série, como sempre aconteceu, enquanto o carro da Tesla só tem essa opção nos Estados Unidos.
A plataforma do novo 5008 é a STLA Medium da , que é a base modular do grupo que tem se tornado padrão nas diversas marcas do conglomerado. Por isso que a eletrificação se tornou padrão no SUV, já que essa base foi projetada já tendo isso em mente. Essa plataforma, inclusive, será usada pelo próximo Jeep Commander, por isso a proximidade com o Peugeot.
Nessa nova geração, a distância entre-eixos é de 2,89 m, o que promete um maior espaço para os ocupantes. O comprimento é de 4,78 m, ou seja só 1 cm maior que o Jeep Commander. Já a largura é de 1,89 m, 3 cm a mais que o primo. E mesmo com os sete lugares, é possível levar 258 litros de bagagem no porta-malas. Com os bancos adicionais recolhidos, o espaço aumenta para 747 litros.
Motores do novo Peugeot 5008
A versão elétrica, chamada de e-5008, será vendida em duas opções de potência com apenas um motor elétrico: 210 cv e 228 cv, sendo que ambas têm 35,1 kgfm de torque. A versão menos potente tem 500 km de autonomia com uma bateria de 73 kWh, enquanto a mais potente com um único motor tem autonomia de 660 km, por conta da bateria de 98 kWh.
Já a versão com dois motores aumenta a potência para 318 cv, mas tem a mesma autonomia de 500 km do modelo elétrico menos potente, por conta do peso maior dos eixos.
Como é de se imaginar, o modelo de entrada do novo 5008 é movido por um motor a combustão. Embora seja eletrificada, essa configuração utiliza o propulsor 1.2 turbo de 136 cv e combinado a um conjunto híbrido-leve de 48V, que fica dentro da transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas.
Haverá ainda uma versão híbrida plug-in. Ela vai ter uma potência combinada de 195 cv, e pode rodar por até 80 km somente com o motor elétrico. Mas não é o mesmo sistema 4xe que o Jeep Commander vai usar no Brasil em breve. A transmissão também será uma automatizada de dupla embreagem, mas com sete marchas.
Interior moderno
Assim como o 3008, o novo Peugeot 5008 tem a mesma cabine moderna. Isso inclui a tela gigante de 21 polegadas, que serve tanto para o painel de instrumentos quanto para a central multimídia.
Embora já tenha revelado o modelo, ainda será preciso aguardar uns meses para o início das vendas. Somente em setembro a nova geração do 5008 começará a ser vendida na Europa. No entanto, a versão híbrida plug-in só estará disponível em 2025.
Acha que o novo Peugeot 5008 deveria ser vendida no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Bomba: KTM compra MV Agusta e faz planos para marca italiana
>> Peugeot entra na onda e reduz preço do 208 em R$ 18 mil
>> CAOA segue firme com a Subaru, mas japoneses não ajudam