Para entrar no novo ano com o pé direito, a Mercedes-Benz revelou novos detalhes do seu SUV quadradão Classe-G. Ele vai incorporar a tecnologia híbrida-leve em diversas versões, terá pela primeira vez em sua vida uma variante 100% elétrica, o visual passou por retoques e ele não abandonou o motor 4.0 V8 biturbo na versão AMG G63.
No quesito motorização, as versões G550 e AMG G63 passam a serem híbridas-leve. No caso do G550, o SUV conta com o motor 3.0 de seis cilindros em linha turbo e mais um pequeno motor elétrico de 48V que fornece potência extra em determinados momentos. O conjunto rende 450 cv e 57,1 kgfm e é aliado de um câmbio automático de nove marchas atualizado.
Por sua vez, o novo AMG G63 seguirá vivo com o motor 4.0 V8 biturbo e mais o sistema elétrico. Eles rendem 485 cv e 86,7 kgfm e com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Outra diferença do novo Mercedes-Benz Classe G 550 em relação ao AMG G63 é o desenho atualizado da carroceria. O modelo mais comedido terá bastantes novidades na linha 2025.
Abraçando a eletricidade
O G550 trará a grade frontal com novo desenho e que prioriza linhas horizontais, para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, novo spoiler no teto para melhorar aerodinâmica, novo acabamento do pilar A e novos materiais para melhorar o isolamento acústico. Suas rodas podem ser de 18 ou 20 polegadas e personalizadas com diversos designs.
Ele tem ainda novas cores em sua paleta e diversas formas de personalização por meio do programa Manufaktur da marca alemã. Já o novo Mercedes-Benz Classe G AMG 63 traz pequenas alterações visuais e elas são mais notórias em seus para-choques no modelo 2025. No interior, as duas versões incorporam o painel de instrumentos e a central multimídia integrados e de 12,3 polegadas cada.
Sistema de som sourround 3D desenvolvido pela Burmester e Atmos, novo volante multifuncional, câmera com visão 360° e com recurso de capô transparente (ele mostra onde o SUV está passando, assim evita danos a carroceria), sistema Keyless-Go com entrada e partida sem chave são de série nessas duas versões.
Mas, o AMG G63 se difere do irmão ao trazer também suspensão AMG Active Ride Control com estabilização hidráulica ativa e outros itens a mais. Ele pode ser equipado com os kits AMG Performance Package e o AMG Offroad Package Pro. Todavia, eles não tiveram detalhes revelados. Essa versão do novo Mercedes-Benz Classe G ainda tem diversas formas de personalização pelo sistema Manufaktur da marca.
No entanto, a linha 2025 do Classe G tem um novo e inédito integrante: o G580, sua primeira versão 100% elétrica. No visual, ele se difere de seus irmãos ao trazer capô mais elevado, coluna A com novo acabamento, rodas traseiras com alargadores, grade frontal própria e mais itens.
Batizado de G580 EQ, o novo Mercedes-Benz Classe G elétrico tem quatro motores e cada um rende 145 cv. Ao total, ele dispõe de 580 cv e 118,6 kgfm. Cada motor tem uma caixa de câmbio de duas marchas, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 segundos, tem controle individual dos propulsores e pode andar em terrenos com até 35° de inclinação.
Sua bateria tem 116 kWh de capacidade e a tomada de carregamento fica escondido no falso porta-estepe na tampa do porta-malas. Sua plataforma é a mesma do Classe G a combustão. A autonomia dele pelo ciclo WLTP é de 470 km. Sistema de infoentretenimento MBUX atualizado, luz ambiente, suspensão dianteira independente, vetorização de torque e mais itens são de fábrica.
Um destaque do novo Mercedes-Benz Classe G elétrico é que ele pode imitar sons do modelo a combustão, pode girar 360° e mais funções por meio de um novo sistema off-road. A expectativa é que ele chegue ao mercado na linha 2025 em breve e ainda não há confirmação de vinda ao Brasil com todas essas novidades.
O que você achou do novo Classe G 2025? Daria uma volta no modelo elétrico? Conte nos comentários