Lançado no ano passado na Europa e sem data para ser vendido no Brasil (se é que será), o novo Duster não foi bem no teste do . O SUV compacto tirou apenas três estrelas, sendo um dos piores carros da recente rodada de testes. Em compensação, temos Mercedes-Benz Classe E e BMW X2, recentes lançamentos por aqui, com cinco estrelas.
Segundo o Euro NCAP, o Dacia Duster europeu não foi tão bem. Conforme relatório a proteção para ocupantes adultos foi de 70%, enquanto a de crianças foi avaliada em 84%. Além disso, o SUV romeno obteve 60% de proteção para pedestres e apenas 57% para assistências à condução, elementos que foram os que mais reduziram a nota total.
O modelo desenvolvido pela Renault teve 11,4 pontos de 16 para batida frontal e 12 pontos de 16 para impacto lateral, quando considerada a proteção para adultos. Só que um dos elementos que piorou sua nota foi a classificação para resgate e extradição de passageiros: 1,2 pontos de 4 no total.
Exemplos de proteção
Do outro lado, temos o BMW X2 e o Mercedes-Benz Classe E com notas bem altas. O sedã alemão em especial, pois recebeu o certificado Euro NCAP Advanced, que é como se fosse uma sexta estrela de proteção. As notas do Classe E são altas, com 92% de proteção para adultos, 90% para crianças, 84% para atropelamento e 87% para sistemas de auxílio à condução.
Já o BMW X2 ficou com cinco estrelas padrão sem o certificado extra. O SUV cupê marcou 85% de proteção para adultos, 88% para crianças, 76% para atropelamento e 92% em auxílio à condução. Em proteção lateral, tanto o Classe E quanto o X2 gabaritaram o teste, Já o Mercedes ficou 0,8 ponto atrás da nota total para resgate e o BMW 2 pontos abaixo.
Você leva em consideração a nota do teste de impacto para comprar um carro? Conte nos comentários.