Enquanto a Renault está preparando a chegada da segunda geração do SUV Duster ao país, seu braço romeno – a Dacia – está apresentando um novo motor turbo para a versão de entrada do SUV. A Dacia vai trocar o atual motor 1.6 SCe de 115 cv – que vai equipar o futuro Duster – pelo novo e eficiente 1.0 turbo de 3 cilindros de 100 cv da linha TCe.
Esse motor, já equipa as versões de entrada de outros modelos do Grupo Renault Nissan – como o Renault Clio e o Nissan March. Além de ser mais moderno, o motor tem torque de 16,3 kgfm e vem acompanhado do câmbio manual de 5 velocidades e conta também com o sistema start-stop. A justificativa para a troca do motor, se deve as novas normas europeias de emissão de poluentes.
Segundo a Renault, os níveis de emissão de CO2 são mais baixas, se comparadas ao motor convencional – 125 gramas/km do motor turbo e 149 gramas/km do motor aspirado. Já por aqui, o SUV que terá a bandeira da Renault deve apostar num primeiro momento no atual 1.6 e futuramente no novo 1.3 TCe de 170 cv que já equipa as versões de entrada dos Mercedes Classe A e CLA.
Veja mais:
>> Renault Captur fica mais futurista na 2ª geração