Cumprindo a promessa, o novo Citroën Basalt foi revelado oficialmente nesta manhã pela marca francesa. E, conforme o esperado, o SUV cupê será um Fiat Fastback da Citroën, e se aproveita bastante dos detalhes do Aircross e do C3, modelos com quem divide plataforma e projeto.
O maior destaque do modelo é a traseira, já que a frente é praticamente igual a do C3 Aircross. Terceiro membro da família C-Cubed, o Basalt será o carro mais diferente dos três, aproveitando a moda dos SUVs cupês. Talvez por isso a marca optou por dar a ele um nome diferente e que não mantém a tradição das letras e números.
Curiosamente, o desenho da traseira do Citroën Basalt é mais equilibrado que o do Fastback. Não há a sensação de que sobra carroceria demais na coluna C do carro, o que deixou seu visual mais equilibrado. Por ser um projeto de custo baixo, a marca francesa não fez grandes inovações na traseira do carro. As lanternas são novas, mas mantém o posicionamento tradicional das extremidades laterais.
As caixas de rodas são bem quadradas e ganham molduras em preto com desenho diferente das aplicadas no C3 Aircross. As rodas também devem ser exclusivas, como o conceito antecipa. Nas fotos, é possível observar que o teto é pintado em preto, enquanto a carroceria é amarela, e o grande vidro traseiro, bastante inclinado, não tem limpador.
Se até a coluna B o Citroën Basalt é bastante semelhante ao Aircross, a parte traseira é totalmente nova. Inclusive as portas são exclusivas para o SUV cupê. Por enquanto, a marca francesa diz que essas imagens são apenas do conceito, mas que ele é uma visão muito próxima do modelo que será vendido ainda em 2024.
Lançamento do Citroën Basalt
Inicialmente, o Basalt deve chegar primeiro ao mercado indiano. No Brasil, o modelo deve estrear no final de 2024, em uma estratégia semelhante a do lançamento do C3 Aircross em 2023.
Por enquanto, a Citroën não revelou detalhes do conjunto mecânico, mas o novo SUV cupê deve manter o mesmo propulsor 1.0 turbo de 130 cv do Aircross no Brasil. O interior também deve ter muitos elementos do irmão de sete lugares, mas pode ser que haja um refinamento maior no acabamento do Citroën Basalt.
Gostou do visual do novo Citroën Basalt? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Toyota confirma o lançamento da Hilux elétrica
>> Kia Bongo traz novidades na linha 2025 e parte de R$ 174 mil
>> Os 5 carros brasileiros mais legais de todos os tempos