A Audi está realmente empenhada em atualizar seu portfólio no país. Depois de anunciar a chegada do superesportivo R8 e de basicamente todos os modelos da linha esportiva RS renovados, agora foi a vez de confirmar a vinda do novo Q7.
Segundo comunicado, o SUV chega ainda no segundo semestre de 2020 em duas versões, Q7 3.0 TFSI e S Line, com preços a partir de R$ 414.990 e R$ 459.990,00 respectivamente (modalidade venda direta), e já pode ser encomendado nas concessionárias da marca.
Único SUV da alemã com capacidade para sete ocupantes, o novo Q7 chega por aqui completamente atualizado, carregando a nova assinatura visual da família Q marcada principalmente pelo desenho da grade frontal, faróis de LED e entradas de ar maiores. Na traseira, as lanternas redesenhadas são conectadas por um friso cromado.
Entre as novidades do modelo está a tecnologia de assistência elétrica, que permite ao veículo se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado – em seguida, o alternador de correia reinicia o propulsor de forma rápida e confortável. Para isso, conta com uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts.
Motor 3.0 TFSI garante fôlego ao grandalhão
O Q7 é o maior SUV da marca, com 5.063mm de comprimento, 2.994mm de entre-eixos, 2.212mm de largura e 1.741mm de altura. E quem dá o fôlego necessário ao modelo é o potente motor 3.0 TFSI, que gera 340 cv de potência e torque de 51 kgfm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h, e de acordo com a Audi, o SUV faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. O conjunto é complementado por um sistema de transmissão automática tiptronic de oito velocidades e tração quattro.
Para otimizar a dinâmica, o modelo oferece sete modos de condução no Audi drive select: dynamic, comfort, efficiency, auto, individual, allroad e offroad. Eles adaptam algumas características do veículo e o deixam perfeito para todos os tipos de terreno, desde os urbanos até os fora-de-estrada (difícil mesmo é alguém ter coragem de se jogar no off road com um carro desses).
Versões e opcionais
Na versão de entrada Q7 3.0 TFSI o modelo traz no pacote de série itens como carregamento de celular sem fio, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos e com memória para o motorista, porta-malas com abertura elétrica e sistema de hands-free, acabamento das soleiras e longarina do teto em alumínio, frisos decorativos cromados, faróis de LED e seis airbags.
Como opcionais estão rodas de alumínio 21”, teto solar panorâmico “Open Sky”, pacote conforto (formado por ar-condicionado de quatro zonas, câmera 360 graus, park assist plus, 2 portas USB para o banco traseiro com função de carregamento e transmissão de dados, bancos dianteiros com encosto de cabeça variável e preparação para entretenimento para o banco de trás) e pacote ACC (composto por controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa e Traffic Jam Assist).
Já na versão topo de linha, a S Line, todos os itens mencionados acima fazem parte do pacote de série, e ela ainda agrega soleiras em alumínio e iluminadas.
Dá para deixar o Q7 mais completo? Dá, sim. Em ambas versões é possível adicionar ainda: acote Side Assist (Audi Side Assist, Exit Warning Assist, Assistente de Tráfego Reverso, Audi Pre sense dianteiro e traseiro), pacote S line interior com bancos esportivos, head-up display, suspensão adaptativa a ar, faróis Full LED Matrix, eixo traseiro dinâmico (rodas traseiras giram até cinco graus na direção oposta), pacote de luzes internas com possibilidade de customização em 30 cores, Night Vision Assist e sistema de som Bose 3D.
Interior tecnológico
O cockpit do Audi Q7 segue o conceito de operação digital, incorporando duas grandes telas sensíveis ao toque. O display superior conta com tela de 10,1 polegadas e é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação; há ainda o Audi virtual cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação.
Veja mais:
>> Avaliação: testamos a configuração topo de linha da Fiat Strada