Enquanto no Brasil as peruas praticamente deixaram de existir, sendo restritas somente ao segmento de luxo, em outros países elas ainda estão vivas e fortes como nunca. Prova disso é que a Subaru revelou a segunda geração da Levorg, a perua que dá origem ao sedã esportivo de rally, o WRX.
Usando a mesma plataforma global modular que estreou no Impreza, a Subaru Levorg é uma perua de porte bastante avantajado. São 4,75 m de comprimento (6,5 cm a mais que antes) e entre-eixos de 2,67 m (2 cm a mais). O porta-malas agora carrega 561 litros, contra 522 da geração anterior.
Apesar de servir como base para o WRX, a Levorg é esportiva apenas no visual. Debaixo do capô reside um pacato motor Boxer 1.8 quatro cilindros turbo de 177 cv e 30,5 kgfm de torque. O atual WRX em sua versão mais mansa entrega 276 cv e 37,7 kgfm de torque em um motor Boxer 2.0 turbo, ou 305 cv e 41,5 kgfm de torque com motor 2.5 turbo.
Versões melhoradas e com consumo mais baixo dos motores 2.0 e 2.5 do WRX deverão equipar a nova geração do sedã que tomará como base a Levorg. A perua, por sua vez, pode ganhar o motor 2.0 turbo em uma versão esportiva STi. Ao menos com o motor 1.8 ela registra consumo médio de 13,7 km/l – bom número para um carro de seu porte.
Visualmente ela traz ousadias ainda não vistas em modelos da Subaru. Os faróis finos de LED ficam posicionados na extremidade da dianteira e parecem cortados pelo vinco formado pela grade frontal. O para-choque esportivo tem entradas de ar bastante largas, combinando com a entrada de ar no capô.
A perua Levorg tem caixas de roda sextavadas, com visual bastante diferenciado. A traseira esportiva é evidenciada pelos para-lamas traseiros largos e pelo vidro traseiro bastante inclinado. Ela traz ainda lanternas traseiras pequenas em C, com parte inferior conectada pelo vinco da placa.
Saída dupla de escape faz parte da versão STi Sport, que tem apenas visual esportivo da divisão especial da Subaru. Por dentro o destaque vai para a gigantesca central multimídia com tela vertical dotada de diversos comandos físicos na lateral. O painel de instrumentos também é totalmente digital.
Um dos destaque da Subaru Levorg está em sua tecnologia EyeSight X que engloba piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, mapa 3D com leitura de relevos, sensores 360°, entre outros aparatos que permitem à perua andar praticamente sozinha.
>>Avaliação: Mini Clubman JCW não é o tipo tradicional de perua, ainda bem