O desempenho das vendas da General Motors na China está impactando indiretamente seu parceiro de joint venture, a SAIC. Um dos principais motivos é a competitividade em relação às marcas locais no segmento de veículos elétricos. Contudo, um novo tipo de bateria pode reverter essa situação e trazer a GM de volta ao auge.
Em 25 de setembro, a SAIC-GM divulgou um comunicado informando que, em parceria com a , desenvolveu a primeira bateria de fosfato de ferro de lítio com carregamento ultrarrápido de 6C da indústria. Uma das evoluções mais significativas é que esse novo componente poderá proporcionar um alcance equivalente a 200 quilômetros em apenas cinco minutos de carga.
O que torna esse inovação ainda mais empolgante é que as baterias de fosfato de ferro de lítio, além de serem mais baratas do que as do tipo NCM (Níquel, Cobalto, Manganês) são consideradas mais seguras.
Atualmente, a alega ter a bateria com taxa de obtenção de carga mais rápida em um veículo elétrico. A segunda geração desse componente oferece uma taxa de carregamento alta, permitindo que a bateria passe de 10% a 80% de carga em apenas 10,5 minutos.
Quando a nova bateria estará disponível?
Por outro lado, os consumidores terão que esperar até o próximo ano para adquirir veículos equipados com essa nova bateria, que será integrada a uma atualização da plataforma Ultium (empregada no Chevrolet Blazer EV RS, por exemplo), com uma arquitetura de 900V.
Ao que tudo indica, as novas baterias serão apresentadas em um novo modelo, sugerindo a versão de produção dos conceitos Buick Electra-L ou Electra LT, de acordo com o site , que foram mostrados durante o Salão do Automóvel de Pequim, que ocorreu entre 25 de abril e 4 de maio deste ano.
Você tem ou compraria um veículo elétrico? Escreva sua opinião nos comentários!