Depois de ver o relativo sucesso que os SUVs off-road com desenho mais quadrado conquistaram o público, a Nissan pensa em trazer do mundo dos mortos o Xterra. O SUV baseado na caminhonete média Frontier já não é mais oferecido no Brasil há um tempo e ele está nos planos futuros da marca para chegar incomodando Ford Bronco e mais rivais.
A última vez que uma fábrica da marca japonesa produziu um Xterra 0km foi em 2015. Todavia, logo após a Nissan divulgar seus projetos futuros com o plano The Arc, uma silhueta de um SUV quadrado, de porte musculoso, barras no teto, traseira reta e dianteira saliente, os rumores para volta do SUV começaram a circular no imaginário do público. Para sanar as dúvidas, a equipe do portal conversou com o vice-presidente sênior e diretor de planejamento da Nissan para as Américas, Ponz Pandikuthira.
O executivo não confirmou de fato que o Nissan Xterra voltará a ser produzido. Em sua resposta, Ponz afirmou que considera a ideia do renascimento do SUV. Ele só revelou que esse modelo tem de ser autêntico e real vocação para as aventuras no fora de estrada. Ele também contou que o futuro veículo terá basicamente o estilo retrô, entretanto contaria com elementos de design moderno.
Será que já não vimos antes?
Com o intuito de continuar sendo um modelo barato e com altas chances de ser produzido, o novo Xterra continuaria sendo desenvolvido a partir da plataforma da caminhonete Frontier. Ainda falando em desenho, o vice-presidente sênior de design global da marca, Alfonso Albaisa, contou que espera que os carros continuem com essa pegada visual mais retrô, que façam alusão aos desenhos do passado, mas não fiquem presos somente nessa estética.
Há um tempo atrás, a Nissan revelou o conceito Hyper Adventure e ele pode dar pistas de como seria a nova geração do Xterra. Por mais futurista que o conceito seja, o porte, a carroceria mais saliente, os pneus reforçados e a estética devem estar presentes no futuro SUV off-road. Agora, cabe ao público esperar para ver quais serão os futuros planos da fabricante japonesa e ver se o Xterra de fato volte ao mercado.
Você conheceu o Xterra? Já andou nesse SUV irmão da Frontier? Conte nos comentários
>> C3 Aircross tem uma regra que não pode ser esquecida | Avaliação
>> Bizarro: Volkswagen China tem 19 SUVs e 11 sedãs
>> Zeerk confirma dois carros para o Brasil e atuação paralela à Volvo