De olho no crescente e efervescente segmento de SUVs de sete lugares, a Mitsubishi prepara um SUV inédito na categoria. Possivelmente baseado no XForce, que deve ser vendido no Brasil, o novo SUV japonês terá porte e credenciais para brigar com o Jeep Commander, caso venha a ser oferecido por aqui.
A princípio, tal qual o X-Force, esse novo SUV da Mitsubishi será oferecido somente no sudeste asiático, tendo seu desenvolvimento todo feito nas Filipinas. Ele será apresentado em 24 de outubro durante o Salão Internacional das Filipinas, o PIMS. Até lá o nome permanece em segredo, mas rumores dizem que ele será chamado de Mitsubishi DST. Um nome complicado…
Foram poucos os detalhes fornecidos pela montadora japonesa para além de duas fotos que antecipam parte do design do modelo. O porte sugere que trata-se de um SUV médio de sete lugares. Contudo, há rumores de que ele possa antecipar a nova geração do Pajero Sport. O problema é que o visual sugere um carro menor.
Pajero ou XForce?
A frente terá capô bem reto, com um vinco na parte superior que parece criar uma abertura de ar nas laterais da peça. Os faróis terão desenho em T que lembra uma versão exagerada do Martelo de Thor da Volvo e é quase igual ao do XForce. Como é um conceito, a iluminação é feita por LEDs mais complexos. Já a típica grade Mitsubishi em X tem elementos em colmeia grandes.
A traseira parcialmente revelada mostra falsas entrada de ar na coluna C, separando a janela da última porta da vigia traseira que é conectada ao vidro da tampa do porta-malas. Um vinco forte acima do para-lama ajudará a dar músculo ao visual do SUV. Ele contará com lanternas em LED que podem ser interligadas.
Motor ainda é dúvida
Caso esse suposto rival do Jeep Commander use a mesma plataforma e motores do XForce, ele terá a disposição o motor 1.5 quatro cilindros aspirado de apenas 105 cv que o SUV usa por lá. Contudo, não seria de se estranhar a adoção do 1.5 turbo do Eclipse Cross, o qual entrega 165 cv e 25,5 kgfm de torque. Câmbio CVT é praticamente certo.
Você acha que a Mitsubishi deveria lançar um rival para o Jeep Commander? Conte nos comentários.