Logo após revelar o novo Mini Countryman, a marca afirmou que o SUV compacto elétrico Aceman também chegará ao mercado brasileiro. Com pegada descolada, o modelo virá para aumentar o portfólio da fabricante por aqui. Um dos seus destaques é ser 100% elétrico, ou seja, só precisa de eletricidade para andar.
Ele já foi mostrado para o público internacional e chama atenção do público de qualquer ângulo, mas mais pela dianteira. O que acontece é que sua grade tem formato oval e possui um contorno, o que em conjunto com os faróis redondos transmite um ar de cara de bagre.
O novato SUV compacto conta com 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura. Com essas medidas, o Mini Aceman tem 21,7 cm a mais do que o Cooper e 35,4 cm a menos do que o Countryman. No mais, o novo modelo comporta até cinco pessoas e mais 300 litros em seu porta-malas.
Você me empresta?
Para o mercado internacional, o Aceman é oferecido em quatro versões diferentes, Essential, Classic, Favoured e a esportiva John Cooper Works. Como a última tem vocação mais apimentada, traz visual exclusivo. Suas rodas podem ser de 17 ou 19 polegadas. No interior, chama a atenção o famoso painel central, uma das características da marca.
Ele é redondo e tem 9,4 polegadas. O dispositivo funciona como o painel de instrumentos e como a central multimídia. Os comandos podem ser acessados pelo assistente pessoal da montadora. Já que se trata de um modelo com pegada mais futurista, o Mini Aceman traz diversos equipamentos de condução semiautônoma ADAS. Ele tem ainda quatro câmeras e 12 sensores ultrassônicos.
Toda sua parte de motorização e bateria são emprestadas do Cooper elétrico. Nas versões E, ele tem um motor eletrificado de 181 cv e 29,5 kgfm de torque e mais uma bateria com capacidade de 40,7 kWh. Já o SE, conta com propulsor que rende 215 cv e 33,6 kgfm. Aqui, a bateria tem capacidade de 54,2 kWh. As autonomias pelo ciclo do ainda não foram reveladas.
Outro detalhe que ainda é um mistério é a chegada oficial do Mini Aceman ao Brasil. Em um evento recente, os executivos da marca confirmaram que ele dará o ar da graça por aqui dentro de alguns meses, sem dar uma data específica. Seu preço também segue guardado as sete chaves.
Quando ele chegar, você vai quere conhecê-lo de perto? O que achou do visual do Aceman? Conte nos comentários