Demorou um pouco, mas a Mini revelou como ficou o Aceman. O SUV compacto é 100% elétrico e ficará posicionado acima do Cooper e ainda por cima utiliza os motores e baterias do modelo elétrico do hatch. Além de mais espaço para cabeça e maior tamanho da carroceria, o Aceman chama atenção por seu estilo descolado.
O Aceman mede 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e tem 1,49 m de altura. Carrega confortavelmente 5 pessoas e mais 300 litros de carga no porta-malas. Ele é 217 mm mais longo do que o Cooper e 354 mm mais curto que o Countryman. Na dianteira, a grade octogonal é fina e em conjunto com faróis levemente arredondados, dão o ar de peixe bagre assustado. Seu capô é curto e possui leves vincos nas laterais.
Na parte inferior do para-choque estão entradas de ar. A carroceria tem característica de ser mais saliente, o que evoca uma imagem de robustez. Teto com aspecto flutuante e diversas peças pintadas de preto na carroceria trazem ar de modelo off-road. O Mini Aceman será ofertado em 4 versões diferentes: Essential, Classic, Favoured e a esportiva JCW. Esta última terá para-choques exclusivos, teto e listras no capô avermelhadas e detalhes pintados de preto brilhante.
Meu irmão me deu
As rodas poderão ser de 17 ou 19 polegadas. No interior, destaca-se a tela redonda de 9,4 polegadas no meio do painel. Ela funciona como painel de instrumentos e central multimídia. A Mini viu toda a polêmica e as críticas dos consumidores, por isso aplicou diversos botões físicos na cabine do SUV compacto. A conectividade da tela pode ser operada pelo assistente pessoal da marca, batizado de Spike.
O motorista pode desfrutar de 8 modos diferentes de condução e mudam também a luz da cabine. O painel do Mini Aceman tem acabamento feito de material tricotado e o painel das portas é feito de poliéster reciclado. Os assentos podem ser revestidos de tecido ou de vescin perfurado. Até o teto panorâmico de vidro possui contorno luminoso. O SUV compacto elétrico traz 4 câmeras, 12 sensores ultrassônicos e diversos recursos ADAS, aqueles de condução semiatônoma.
Ele pegou emprestado os dois motores e as duas baterias do Cooper elétrico. Ou seja, o Aceman E tem um motor elétrico de 181 cv e 29,5 kgfm de torque e mais uma bateria de 40,7 kWh. Sua autonomia é de 310 km pelo ciclo WLTP. Já o Aceman SE, o propulsor tem 215 cv e 33,6 kgfm. A bateria tem capacidade de 54,2 kWh e autonomia é de 406 km. Nessa versão, a Mini afirma que o Aceman tem chassi esportivo e uma resposta da direção mais direta.
Por sua vez, o Aceman JCW deve trazer mudanças na carroceria, já que se trata da versão esportiva do modelo. Sua produção começa na China e em 2026 será iniciada no Reino Unido. Até o fim do ano, ele deve estar à venda na China, Europa e Reino Unido. Ainda não há confirmação se virá para os Estados Unidos e Brasil, mas ele é cogitado vir para o país tropical.
Gostou do Mini Aceman? Teria o SUV compacto elétrico se ele vier ao Brasil? Conte nos comentários
>> Tesla apresenta Model 3 reestilizado e mais potente da história
>> Mercedes-Benz revela Classe G elétrico com 4 motores
>> ID.Code antecipa futuro design de todos os Volkswagen