O apelido maldoso de cara de bagre pegou forte no segmento automotivo. Quem começou foi a segunda geração do Hyundai HB20 e pelo visto o novo Mini Aceman vai pegar para si o apelido. O SUV compacto maior que o Mini Cooper teve seu desenho revelado antes da hora, virá apenas elétrico e chegará ao público até o fim do ano.
O que aconteceu é que o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o MIIT, revelou como ficou o SUV compacto antes da apresentação oficial da marca. A novidade mistura elementos do hatch compacto Cooper com o SUV maior Countryman. Na dianteira, a grade frontal possui um contorno demarcado, o que lembra a boca do peixe bagre. Seus faróis são pequenos e ovais e na variante topo de linha, a S, serão mais sofisticados e terão iluminação 100% em LED. Seu capô é liso e curto.
Tanto a versão mais simples quanto a S, que será a mais cara do Mini Aceman, o modelo traz diversos apliques pintados de preto fosco. É um apelo que as montadoras aplicam em SUVs, com o intuito de eles parecerem mais encorpados e prontos para aventuras no fora de estrada. A carroceria é predominantemente dominada por linhas mais ovaladas. Quando for lançado de fato, o Aceman poderá vir equipado com rodas de 17 até 19 polegadas, terá diversos adesivos como opção e somente o Aceman S terá detalhes da carroceria pintados de bronze e a sigla S na tampa do porta-malas.
Meio ambiente está feliz
Já que se trata de um SUV compacto, o Aceman é maior e mais longo do que o Cooper. Só que, é menor do que o Contryman. A novidade tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Ele tem 8 cm a mais que o Cooper no entre-eixos e é 21,7 cm mais comprido que o hatch. Por sua vez, é 35,4 cm menor do que o SUV Countryman. Para quem gosta de visual esportivo, a Mini vai disponibilizar opcionais do kit John Cooper Works como adesivos e um spoiler traseiro para seu novo SUV.
Quando o assunto é motorização, o Mini Aceman é bem futurista. O novato chegará apenas elétrico ao mercado. A variante mais simples terá um motor instalado no eixo dianteiro e que rende 181 cv e tem a bateria com capacidade de 40,7 kWh. Já o Aceman S terá mais potência, pois seu propulsor desenvolverá 215 cv e a bateria será de 54,2 kWh. Sua velocidade máxima, segundo os documentos chineses, vai ser de 170 km/h. O Aceman JCW terá apenas cara de esportivo e leves mudanças na carroceria, mas manterá essa última potência.
A Mini vai apresentar a novidade no Salão do Automóvel da China, o qual está marcado para abrir os portões no próximo dia 24 de abril. Até o fim de 2024, o Aceman chegará em outros mercados. Ainda não há informações concretas sobre sua vinda ao Brasil. Mas é grande a chance do irmão maior do Mini Cooper vir.
O que achou do Aceman? Se ele vier ao Brasil, você o compraria? Conte nos comentários
>>Misterioso sedã da Volkswagen finge ser um BYD Han
>>Peugeot entra na onda e reduz preço do 208 em R$ 18 mil
>>SUV elétrico BMW iX1 ganha versão mais barata