Aos poucos, os carros elétricos foram caindo no gosto dos brasileiros, mas, quando o assunto são os clássicos, surgem opiniões diversas. De um lado, há aqueles que aceitam esse toque de modernidade; do outro, há os que são radicalmente contra.
À parte da polarização e dos puristas que vão contra o abandono de um motor a combustão interna por um conjunto movido a eletricidade, algumas empresas se especializaram nessa conversão, em prol de uma mobilidade limpa e de uma manutenção menos complicada.
A britânica Arcade Cars está navegando entre essas duas escolas com o Sojourn, um Mercedes-Benz GE 230 restaurado e modificado com opções de propulsão elétrica e a gasolina.
Tudo começa com um clássico Mercedes-Benz Classe G (também chamado de 230 GE), que originalmente traz um motor de quatro cilindros 2.3 litros. A empresa manteve essa opção para a versão mais básica, com 125 cv e 14,5 kgfm. Um motor a gasolina de 2.8 litros com desempenho aprimorado também é disponibilizado, com 149 cv e 24,2 kgfm.
O que torna o Sojourn interessante é o plano da Arcade Cars de eletrificar o modelo. A empresa está trabalhando junto com a , conhecida por eletrificar carros clássicos como o Porsche 911 e o Land Rover Defender.
Independentemente da motorização, o renovado interior do Mercedes-Benz Classe G transmite altas doses de luxo, com Alcantara e uma variedade de couros premium. Os compradores podem personalizar quase toda a cabine, incluindo o volante. A empresa também instala telas sensíveis ao toque com Apple CarPlay, além de alto-falantes e subwoofers.
A Arcade fixou o preço inicial em US$ 130.000 (aproximadamente R$ 747.773, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas).
O Sojourn será apresentado no Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos. As entregas começam ainda este ano.
Qual a sua opinião sobre converter carros clássicos em elétricos? Escreva nos comentários!