O trânsito nas grandes cidades do país vem causando um fenômeno cada vez mais comum: a substituição do carro por motocicleta. Para quem se enquadra nesse perfil, chegou o livro Motocicleta – Guia da Pilotagem Segura, escrito pelo mineiro Kurt Allain Zuidema.
Segundo o autor, o livro surgiu com o propósito de orientar os motociclistas acerca dos riscos cotidianos que envolvem a pilotagem de uma moto e, principalmente, como evitá-los.
A publicação traz linguagem de fácil compreensão e pode servir de auxílio a motociclistas recém-habilitados e até mesmo aos mais experientes, de modo a promover melhora na forma de pilotagem, aumentando a segurança em variadas situações.
O livro justifica seu nome por ser uma publicação com diversas dicas, que explica inclusive os diferentes perfis de motocicletas (street, scooters, big trail, esportivas, off-road), abordando desde as características até as vantagens e desvantagens de cada categoria.
Além disso, há explicações sobre a importância do uso de roupas adequadas para andar de moto — que auxiliam (e muito) na proteção do motociclista no caso de acidentes, bem como a concentração na pilotagem. O livro explora também cuidados básicos sobre duas rodas, como atenção com pontos cegos, velocidade ideal para cada tipo de via, pilotagem em curvas e frenagem.
Abrangente, a publicação fala ainda sobre as diferenças de pilotagem na estrada e cidade, e até situações rotineiras – como no capítulo “Os fatores adicionais de risco”, com dicas para pilotar com garupa, na chuva, durante o nascer ou pôr do sol, cansado, com pressa, em grupo, entre outros.
Outros pontos importantes se referem às questões de manobras de contra-esterço em curvas e princípios de física, que agregam a dinâmica da motocicleta, como por exemplo a força de atrito e aderência em curvas. Por fim, há as chamadas três regras de ouro para uma pilotagem segura: ver e ser visto, perceber os riscos e tempo de reação.
Para mais informações – e também para quem se interessar pela comprar do livro, .