Em uma nova rodada de testes feita pelo , o órgão bateu uma Chevrolet Montana e um Toyota Raize. Só que o teste da caminhonete da General Motors, que nada tinha de ligação com a Fiat, foi o suficiente para que o órgão cutucasse a Stellantis e seguisse com sua política de briga com o grupo liderado por Peugeot e Fiat.
Em sua declaração oficial, Alejando Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse que “A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada”. Ou seja, aproveitou o teste da Montana para cutucar a Strada.
O que surpreende, contudo, é o tom usado para criticar os carros da Stellantis. Explico. O Toyota Raize foi testado na mesma rodada e conquistou apenas uma estrela. O secretário declarou sobre o carro que “O Latin NCAP insta a Toyota a modificar seu enfoque, melhorar o equipamento básico de segurança e apresentar os veículos voluntariamente ao Latin NCAP para mostrar seu desempenho aos consumidores”.
Segue dizendo que “em um cenário de preocupação mundial com as certificações de segurança em alguns modelos da Toyota, fica mais uma vez demonstrada a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação de estrelas do Latin NCAP”.
Lembra do caso Renegade?
Agora, quando o Jeep Renegade conquistou também uma estrela ao ser batido em uma versão não mais produzida, o tom de Furas foi completamente diferente: “os resultados recentes dos modelos da Stellatis, como o Fiat Strada, o Peugeot 208 e o Fiat Argo / Cronos, bem como o Renegade, mostram que a fraca estratégia do fabricante em relação a veículos mais seguros na região é inaceitável”.
Vale lembrar que o teste feito pelo Latin NCAP com o Jeep Renegade contemplava a versão antiga do modelo, que ainda usava motor 1.8 aspirado e não contava com frenagem autônoma de emergência e assistente de mudança de faixa como item de série. Na linha 2025, contudo, esses itens viraram opcional para a versão Sem Nome, mas seguem de série para as demais.
Você acha que o Latin NCAP trata os carros da Stellantis de maneira diferente que faz com os outros? Conte nos comentários.