A tecnologia foi se aprimorando com o passar do tempo e os robôs foram ganhando mais espaço nas fábricas de todos os setores, incluindo o automotivo. A Jaguar e Land Rover revelaram agora que incorporaram o uso do Rover, um cão robô em suas instalações. Ele trabalha 24 horas por dia e todos os dias da semana e até consegue fazer tarefa que os humanos podem não conseguir.
O robô possui diversos sensores em todo seu corpo, usa a inteligência artificial, consegue subir escadas, abrir portas, inspeciona máquinas e a linha de produção e faz outras atividades determinadas. E só para de trabalhar para ter suas bateria de 50V recarregada. Ele foi criado pela empresa Boston Dynamics, um dos braços da Hyundai Motor Group.
Esse cão robô foi incorporado ao grupo de funcionários por conseguir realizar tarefas e também por eliminar o risco de erro de um trabalhador. O cão consegue fazer análises e alertar aos trabalhadores que algo precisa de um reparo. O Rover é capaz de detectar um vazamento que talvez não fosse percebido por um humano e é preparado para avaliar as temperaturas das baterias dos veículos.
Projetos futuros
A Jaguar e a Land Rover estão avaliando a aquisição de diversos robôs no estilo do Rover para que trabalhem na planta de Solihull, uma cidade na Inglaterra. É na instalação da marca na região que será fabricado o Range Rover elétrico e também será o berço dos novos modelos 100% elétricos da Jaguar.
Segundo o PhD em automação e robótica da JLR, Gonzalo Ejarque-Rinaldini, a colaboração entre a Boston Dynamics, empresa criadora do robô, e a Jaguar e Land Rover é essencial. Ela permite que os engenheiros das montadoras consigam trabalhar de forma mais segura e que a parceria será essencial na era de eletrificação dos carros das duas montadoras e também em melhorar a qualidade de fabricação.
O que você achou dessa história? Conte nos comentários