Enquanto uma nova geração do Lada Niva é esperada somente para 2024, a marca russa continua a lançar novidades para o modelo clássico. Descontinuada no ano passado, a versão mais parruda do Niva, a Bronto (favor não confundir com o Ford Bronco Sport) retornou dada a alta demanda dos consumidores.
Em relação ao Lada Niva padrão, o Bronto traz algumas modificações visuais para entregar um aspecto mais off-road. Com acabamento Luxe ele tem para-choques de metal e rodas de 15 polegadas em aço. Já no Prestige, o Niva Bronto recebe para-choques de plástico com visual mais parrudo, além de caixas de roda alargadas em plástico preto.
Novos retrovisores maiores foram instalados no SUV clássico, além de bagageiro no teto. Ele recebe ainda grade frontal exclusiva com cobertura dos faróis, pneus off-road, luzes de neblina e para-barro. Por dentro ele recebe bancos revestidos em tecido preto e marrom, que passam agora a ter aquecimento como item de série.
A Lada ainda oferece para o Niva Bronto (fica cada vez mais difícil não pensar no ) suspensão 2,4 cm mais alta, eixo traseiro reforçado e diferenciais traseiro e dianteiro com função autoblocante. O motor segue o jurássico 1.7 quatro cilindros a gasolina com 82 cv e 13,1 kgfm de torque. Ou seja, números de motor 1.0 turbo dos mais fraquinhos.
A transmissão é do tipo manual com cinco marchas. Já a tração é 4×4 com opção de reduzida separada, além de diversos modos de condução diferente. Por esse Niva, a Lada cobra a partir de 632.900 rublos, algo próximo aos R$ 45 mil. Dada a valentia e robustez do SUV, é quase uma pechincha. Só não é nada seguro ou moderno.
>>Ford Bronco Sport passa pelo primeiro aumento de preços no Brasil
>>Renault já transformou minivan Scénic em 4×4 com motor de Sandero RS