Desde que a Renault introduziu o Kardian no Brasil, muito se falou sobre a possibilidade de uma versão manual. O balde de água fria veio quando a marca lançou o SUV compacto com pedal de embreagem, mas motor 1.6 aspirado. Contudo, isso era só para mercados de exportação. Porque aqui teremos um Kardian turbo manual.
Durante a coletiva de imprensa no Festival Interlagos, a Renault confirmou que terá o Kardian manual no Brasil. Sem especificar o motor a ser usado, a marca afirmou que não terá novas opções de motorização para o nosso país. Ou seja, é apenas uma questão de matemática.
Se a única opção de motor do no Brasil é o 1.0 TCe três cilindros turbo e ele ganhará câmbio manual, logo teremos um Kardian turbo manual. Ele será o único e transmissão manual à venda no Brasil, visto que o VW T-Cross e o Chevrolet Tracker chegaram a oferecer esse tipo de conjunto, mas as vendas baixas os fizeram morrer.
A marca ainda não confirma quando essa nova variante deve ser introduzida no mercado. Contudo, com a descontinuação do Stepway 1.6, o buraco de preço e segmento ficou aberto para que o Kardian turbo manual chegue para baixar o preço de entrada do modelo e oferecer uma variante de pegada mais esportiva.
Duster 4×4
Enquanto a notícia para os fãs de Kardian é boa, para os que gostam do Duster, nem tanto. Ainda que haja uma versão 4×4 produzida no Brasil, a Renault não pretende vender o modelo no nosso país. Isso porque a variante com tração nas quatro rodas é oferecida somente como modelo de exportação.
O problema, para o Brasil, se dá por conta da obrigatória combinação do motor 1.3 TCe turbo com transmissão manual para receber a tração 4×4. No passado, quando tinha motor 2.0 aspirado, o Duster 4×4 não vendia bem. E era uma época em que SUVs manuais eram até bem aceitos.
Com a popularização massiva do câmbio automático, a Renault não vê sentido em oferecer uma versão mais cara com um tipo de transmissão que o mercado não quer. No caso do Kardian faz sentido, visto que é para baixar o preço. Como é um modelo de entrada, facilita ainda mais. No Duster 4×4, que ficaria mais caro que o Iconic TCe, isso não funcionaria.
Trafic
Outra novidade da Renault para o Brasil será a Trafic elétrica. A van de porte médio é rival direta de Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo. Ela será importada para o Brasil somente em variante elétrica, rivalizando com as opções semelhantes das vans da Stellantis. Não há estudos, por enquanto, para oferecer versões diesel.
Vale lembrar que a Renault vende o Kangoo europeu elétrico há tempos no Brasil e é focada nessa linha comercial eletrificada com modelos vindos do Velho Continente. A Trafic fará a ponte entre Kangoo e Master, oferecendo a possibilidade de andar somente com energia elétrica.
Você gostou das novidades da Renault para o Brasil? Conte nos comentários.