Desenvolvido para a Índia e para o Brasil, o SUV subcompacto substituto do Citroën C3 poderá ir além e gerar um derivado da Jeep. Há anos a marca norte-americana estuda a possibilidade de atuar em um mercado abaixo do Jeep Renegade, mas nada concreto havia sido feito até então.
Até o momento a ideia da Jeep era utilizar a plataforma do Uno e do Panda para fazer um SUV menor que o Renegade. A base conta com tração 4×4, algo extremamente necessário para a Jeep. Contudo, por ser uma plataforma já antiga, poderia prejudicar o modelo em questão de peso, flexibilidade de tamanho, espaço interno e até em segurança.
Solução francesa
Por isso, a ideia será migrar para uma base da PSA. Segundo o , esse mini Jeep Renegade será construído sobre a plataforma modular CMP, mas em sua versão encurtada desenvolvida para o sucessor do Citroën C3.
A ideia é construir um modelo com menos de 4 metros de comprimento para se beneficiar dos incentivos fiscais promovidos para esse tipo de carro. Afinal, encurtar o Renegade não seria possível. Motivo pelo qual o SUV compacto da Jeep não é vendido na Índia.
O diretor da FCA índia, Partha Datta, confirmou à publicação que “eu vou arriscar dizer que estou focado em conseguir esse Jeep de menos de quatro metros de comprimento para o mercado indiano. Ele vem sido ativamente desenvolvido e é parte de um portfólio de produtos que queremos. Mas a atual arquitetura mudou por conta de recentes desenvolvimentos”.
A grande única questão envolvendo a plataforma da Citroën é a ausência de suporte para tração nas quatro rodas. Todo os Jeep vendidos atualmente no mundo contam com algum tipo de opção de tração 4×4. A eletrificação, como das versões 4Xe seria uma alternativa mais cara, mas plausível para contornar essa situação.
Coração Fiat ou Peugeot?
O Mini jeep Renegade tem possibilidade de usar o 1.2 PureTech da Citroën ou o Firefly 1.0 e 1.3 da Fiat. Os três motores possuem versões turbinadas que poderiam muito bem servir ao modelo. A Jeep ainda poderá trazer uma variante diesel que faz sucesso na Índia nos SUVs subcompactos como Kia Sonet e Hyundai Venue.
Será que um SUV subcompacto da Jeep teria espaço no Brasil? Vale lembrar que a Fiat está prestes a lançar o SUV do Argo que atuará justamente um degrau abaixo do Renegade.
>>Jeep Renegade é o 5º carro mais vendido do Brasil em janeiro
>>Sucessor do Citroën C3 brasileiro é flagrado com visual de mini SUV
>>Stellantis confirma substituto do Citroën C3 para o segundo semestre