Logo após a Ram Rampage estrear o motor 2.2 turbo diesel, os modelos Jeep Commander e Fiat Toro também ganharão o novo propulsor em 2025. Ele virá para substituir o atual 2.0 turbodiesel e atende as normas de emissão de gases poluentes do Proconve L8, que entrará em vigor no começo do próximo ano.
Em primeiro lugar, vamos falar de números. O novo motor 2.2 turbo diesel é batizado de Multijet II. Ele rende 200 cv, 45,5 kgfm e trabalha em união ao câmbio automático de nove marchas. Desse modo, acaba sendo mais eficiente e potente perante o 2.0 turbo diesel de 170 cv e 38,8 kgfm.
A Stellantis quer usar o novo propulsor nos modelos fabricados em Goiana, Pernambuco. Por isso, a Ram Rampage já o estreou. A Fiat Toro deverá ser a primeira a receber esta motorização e só depois o Jeep Commander. Mas, é provável também que a Fiat Titano ganhe o motor atualizado. Contudo, mais para frente.
E o consumo da Rampage 2025?
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o , a Rampage 2025 passa a ter novas médias de consumo. Na cidade, ela marcava 9,9 km/l e agora marca 10,6 km/l. Na estrada, o número era de 12,4 km/l e passa a ser 13,3 km/l. Então, pode-se esperar por melhorias nos números do Commander e Toro com este motor 2.2.
Aliás, é importante ressaltar que a Titano não usa o mesmo motor da Rampage. O que ele tem debaixo do capô vem da van Ducato, com 180 cv e 40,8 kgfm. Ela usa uma transmissão automática de seis marchas.
No Jeep e na Toro, a transmissão será de nove marchas. Na rival da Ford Ranger, o câmbio será de oito marchas. Além disso, a produção da Titano passará a ser na Argentina, já que a Stellantis está aplicando R$ 2 bilhões na planta de Córdoba. Então, a montagem dela deixará de acontecer no Uruguai.
Outro modelo que talvez possa receber o novo propulsor é o Compass. Dessa maneira, ele teria o mesmo motor que o Jeep Commander e a Fiat Toro. Todavia, ainda se trata de uma hipótese. Isso porque o modelo terá uma nova geração revelada em breve. Se ele receber a novidade, deverá ser bem mais para frente.
Vai ser eletrificado?
De acordo com Márcio Tonani, vice-presidente de engenharia da Stellantis, o novo motor 2.2 turbodiesel até pode ter o sistema híbrido-leve. Ele funcionaria de forma igual ao do propulsor 1.0 turbo T200 flex dos recém-lançados Pulse e Fastback. Entretanto, o motor a diesel não receberá sistema eletrificado tão cedo.
O que você achou dessas novidades? Está ansioso pelos novos Jeep Commander e Fiat Toro com motor 2.2 turbodiesel? Conte nos comentários