O terceiro carro da Jeep produzido no Brasil está caminhando para sua revelação final. Esperado para o segundo semestre deste ano, o inédito Jeep Commander teve boa parte de seu interior revelado. O teaser deixa claro que ele e o Compass compartilham muitos componentes, mas não são idênticos.
Desde que a Jeep oficializou que teria um SUV de sete lugares no Brasil, a marca insiste em ressaltar que o Commander não é um Grand Compass. Os modelos sim compartilham diversos elementos, plataforma e até as portas dianteiras, mas são carros diferentes. Algo como Volkswagen Nivus e Polo: parecidíssimos, mas diferentes.
Mostrando a proximidade entre eles, o teaser divulgado pela marca mostra que boa parte do interior do Compass será herdado pelo Commander. Contudo, o nível de sofisticação subirá bastante no novo SUV de sete lugares. A Stellantis optou por adotar um tom de marrom na cabine e materiais mais nobres.
A faixa central do painel, que é de couro no Compass, recebe um tipo de suede no Commander. O tecido nobre também é visto nas laterais dos bancos, até na terceira fileira. Por falar nos assentos, eles contam com costuras do tipo diamante na parte central, recurso visto em carros mais caros.
O acabamento interno do Jeep Commander ainda traz elementos em cobre e um descansa braço central com o easter-egg Jeep 1941 estampado. Como é tradição da marca norte-americana, a cabine e o exterior serão recheados com outros elementos surpresas alusivos a diversos carros e momentos da marca.
No teaser foi possível também ver que ele terá painel de instrumentos totalmente digital de 10,21 polegadas – a mesma tela do Compass. O Commander também terá central multimídia flutuante de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de Jeep Adventure Intelligence.
Flex e diesel, como no Compass
Sobre mecânica, o Jeep Commander terá o mesmo 1.3 GSE turbo flex que estreou na Fiat Toro e no Compass. Ele entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque, sendo ligado a uma transmissão automática de seis marchas. Nesse caso, nada de tração 4×4.
O modelo do teaser trazia os botões dos comandos da tração nas quatro rodas. Ou seja, trata-se das unidades com motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel. Rumores apontam que o Commander terá 200 cv nos modelos diesel, com direito até a um sistema micro-híbrido, mas nada confirmado até o momento.
Tal qual os irmãos Compass, Renegade e Toro, o Commander diesel terá transmissão automática de nove marchas. A tração 4×4 será item de série nas versões diesel.
>>Primo do Jeep Renegade, Fiat 500X ganha versão (quase) conversível
>>Wrangler Rubicon é tudo que um Jeep sonha ser | Avaliação
>>Jeep Commander é o nome oficial do novo SUV de 7 lugares da Stellantis