Antes de ser parcialmente comprada pela Volkswagen, a JAC e a marca alemã já haviam acertado uma parceria na China. Esse relacionamento gerou a marca SOL, que venderia modelos elétricos e depois seria responsável por trazer a Seat ao maior mercado do mundo.
Os planos mudaram e a VW e a JAC decidiram deixar a SOL focada em carros elétricos baseados nos modelos da marca chinesa. A diferença, no entanto, estaria no visual e no posicionamento. Além disso, o desenvolvimento dos carros da SOL tem maior participação da Volkswagen do que ela já está fazendo com os JAC.
Lançado em 2019, o primeiro produto dessa parceria foi o SUV elétrico E20X, que nada mais é que a versão SOL do iEV40 vendido no Brasil. Para 2021 a SOL já tem pronto três modelos: um hatch subcompacto, um SUV médio e um sedã médio E50A.
O modelo de entrada da marca será o E10X, que nada mais é que a versão SOL do JAC iEV20, o carro elétrico mais barato do Brasil. Ambos são baseados no JAC J2, que já foi vendido por aqui. Contudo, ao invés de tentar parecer com um SUV, o SOL E10X tem estilo mais moderno e angular.
O segundo modelo já revelado será o E40X. Ele é baseado no T60 e em seu irmão elétrico iEV60. Tem faróis em formato de logotipo da Nike invertido, grade frontal fina e estilo inegavelmente ousado. Ele terá motor de 150 cv e 502 km de autonomia já anunciada pela SOL.
Por fim, o SOL E50A tem porte de Volkswagen Jetta e é baseado no sedã com ares de cupê da JAC, o J7. Ele será equipado com motor de 193 cv e terá autonomia de 530 km. Entre os modelos da SOL, esse é o que menos tem modificações visuais quando comparado aos JAC.
Enquanto os três modelos para 2021 já foram revelados pela JAC e Volkswagen, os planos para os próximos anos já estão traçados. Em 2022 chegará um novo SUV compacto. Em 2023 estreia um SUV subcompacto e um sedã pequeno.
Já entre 2023 e 2025 serão lançados mais três SOL das séries A (sedã) e X (SUV). JAC e Volkswagen não especificaram quais serão, a única certeza é que todos serão totalmente elétricos.
>>Impressões: como é a única picape elétrica do Brasil, a JAC iEV330P
>>Avaliação: JAC T60 aposta em porte de Compass ao preço de Renegade
>>Volkswagen tira Voyage, Fox e up! de linha na Argentina. E no Brasil?