Junto da revelação do Taos ao mercado brasileiro, a Volkswagen anunciou fortes investimentos no país a fim de voltar a lançar novos carros e ganhar terreno. Hoje ela disputa a liderança de mercado ferrenhamente com Chevrolet e Fiat, algo que a alemã quer mudar em 2021 e o reforço pode vir com a picape Tarok.
Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de 2018, ela não somente antecipava a entrada da Volkswagen no segmento criado pela Renault Oroch e dominado pela Fiat Toro como, disfarçadamente, revelava as linhas do SUV médio Taos.
Parecia mais do que certo que a Tarok veria a luz do dia até mesmo antes do Taos. Ela chegou a ser apresentada nos EUA e a recepção foi ótima, incentivando a Volkswagen a leva-la a outros mercados. Mas dois anos se passaram e a Fiat Toro continua a reinar completamente sozinha.
Isso tudo pode mudar com a fala de Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina, que deixou no ar que terá novidades para diversos segmentos no próximo ano. Ele acredita que os SUVs vão crescer e que os sedãs pagarão o preço disso. Mas as picapes também terão essa interferência.
Além da Tarok, que deve aparecer no mercado em 2021 ou 2022, a Volkswagen mexerá em seu segmento de entrada. O Volkswagen Polo Track, já anunciado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, revela que a marca tem novidades para o hatch compacto guardadas na manga.
Ainda não se sabe se esse Polo será uma versão de entrada simplificada para tomar o lugar de up!, Gol e Fox, ou se será uma variante aventureira influenciada pelo Nivus. Por falar no trio de veteranos, eles estão com os dias contados, mas ainda sem perspectivas de sucessores diretos.
Para o próximo ano também é esperada a reestilização de Polo e Virtus com direito a novos equipamentos de segurança e conectividade. A central multimídia VW Play, que estreou no Nivus e tem painel idêntico ao dos irmãos, já está pronta para chegar a eles.
>>Volkswagen Taos chega no 2º trimestre de 2021 e revela detalhes
>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação
>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes