Vendo que a queda pelos carros elétricos afetou as rivais, a Hyundai já traçou seus futuros planos. A marca sul-coreana focará em novos carros híbridos e desenvolverá modelos eletrificados com alcance estendido.
Quem adiantou tudo isso foi o portal . A montadora dona do HB20 esteve presente no evento Investor Day 2024 e lá detalhou seu futuro. Mesmo que o público mundial não esteja mais buscando tanto os carros elétricos, a marca segue tentando bater a meta de comercializar dois milhões de unidades deles até 2030.
Para isso, ela lançará 21 novos carros 100% elétricos até o final da década em diversas faixas de preço. Batizado de Hyundai Way, o plano ainda envolve mais novidades. Para atrair novamente os clientes, ela lançará veículos com alcance estendido, ou os EREV’s.
Híbridos, baterias e mais novidades
Esses modelos trazem motores elétricos, baterias e mais um pequeno propulsor a combustão. Este último funciona como um gerador de energia para a bateria. A ideia é que um futuro carro EREV da marca tenha algo em torno de 900 quilômetros de alcance, sem depender de um carregador externo.
A produção em larga escala dos novos EREV’s da Hyundai está prevista para ser iniciada na América do Norte e na China até o final de 2026, com vendas iniciadas em 2027. Os executivos esperam vender 80 mil EREV’s na América do Norte nas linhas da Hyundai e Genesis, com modelos mais sofisticados.
Já a China terá cerca de 30 mil carros com essa propulsão. Dependendo do mercado, pode haver mais países que receberão essas novidades. Já falando em híbridos, a marca sul-coreana quer expandir sua atual linha de 7 para 14 modelos, incluindo os mais premium da Genesis.
Provavelmente eles sejam fabricados na Geórgia, nos Estados Unidos, ao lado dos elétricos Ioniq 5 e Ioniq 9. Sua meta é fabricar 690 mil carros híbridos, e as vendas devem ultrapassar 1,33 milhão de unidades até 2028. A partir do próximo ano, a Hyundai aplicará o novo sistema híbrido TMED-II.
Ele proporcionará melhores números de consumo de combustível e de eficiência e terá frenagem regenerativa inteligente. Jaehoon Chang, presidente e CEO da fabricante, ainda falou sobre suas futuras baterias. A marca investirá no tipo de níquel-cobalto-manganês focada no desempenho e no tipo lítio-ferro-fosfato, focado em baixo custo.
Ela ainda quer uma bateria do tipo NCM para equipar modelos de grande volume. A empresa dona do SUV Creta ainda está desenvolvendo um novo painel de instrumentos para seus futuros lançamentos e uma nova central multimídia. Ela já deve equipar os novos carros fabricados a partir do primeiro semestre de 2026.
Por fim, a Hyundai ainda quer comercializar automóveis autônomos para empresas especializadas em recursos desse tipo de condução, já que ela quer melhorar a funcionalidade dos itens e até se tornar uma fornecedora. O projeto do Hyundai Way tem como meta, segundo Chang, posicionar a marca de forma estratégica e focar em mobilidade e energia.
O que você achou? Quer ter um carro elétrico ou prefere um modelo híbrido? Conte nos comentários