Empolgada com o mercado de SUVs, a Hyundai vai descer um degrau abaixo do segmento subcompacto. Se ir além do Venue, que recentemente foi flagrado no Brasil, parecia demais, a marca sul-coreana prova que há espaço para um SUV ainda menor.
Projeto batizado de AX1 deverá render também um derivado da Kia. Ele é menor que o HB20 e deve usar a mesma plataforma do hatch subcompacto Santro. Vendido lá na Índia, esse modelo tem 3,61 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,56 m de altura e 2,40 m de entre-eixos.
Caso o micro-SUV da Hyundai use a mesma plataforma do Santro, ele terá porte bastante semelhante ao de um Suzuki Jimny ou do Renault Kwid. Vale lembrar que o modelo francês é um hatch subcompacto, coincidentemente rival do Santro, mas não é um SUV como vez ou outra a Renault insiste em chama-lo.
Em virtude do tamanho do SUV, é bastante provável que a Hyundai use apenas motores 1.0 três cilindros. As opções são os modelos Kappa usados no HB20 brasileiro, nas variantes aspirada e turbo T-GDi.
O pouco que é possível ver do visual do pequenino SUV da Hyundai deixa claro que a ideia é dar um visual robusto, por mais que as dimensões não sejam generosas. Ele tem carroceria quadrada e volumosa, com vidro dianteiro pouco inclinado e capô reto.
É um layout visual bastante semelhante ao do Suzuki Ignis, vendido em alguns mercados. A maçaneta traseira é camuflada na coluna como no Honda HR-V em uma tentativa de trazer esportividade.
Já a dianteira será marcada por uma grade frontal gigante e pelos faróis divididos típicos dos SUVs da marca sul-coreana. Como o Venue ainda não começou a ser vendido no Brasil e por aqui o público tende a rejeitar carros de porte tão diminuto assim, é possível que esse novo SUV nunca venha a ser vendido em nosso país.
>>Hyundai HB20 Diamond Plus 2021 vende bem porque é bom – Avaliação
>>Flagra: Hyundai Venue, o mini Creta, já está no Brasil
>>Hyundai traz Veloster Turbo e rival para VW Jetta GLI para o Brasil