Ainda é um processo, mas lentamente estamos entrando na era das assinaturas por serviços relacionados aos carros. Diversas montadoras já oferecem carros com internet a bordo ou cobram mensalidades por sistemas de uso remoto de seus modelos. Mas isso vai se intensificar em alguns anos, como mostra a nova estratégia da Hyundai.
Segundo reportagem da revista , o diretor de mobilidade conectada da Hyundai, Marcus Welz, quer reestruturar os serviços Bluelink para que possam oferecer mais do que hoje. “Por anos, ficamos preocupados como venderíamos mais carros”, diz o executivo. “Hoje nos preocupamos sobre só vendermos carros”.
“Por isso, o futuro da mobilidade deixará de ser só sobre posse do carro para mudar para a assinatura”, afirmou o executivo. O que o executivo quer dizer é que as marcas passarão a oferecer serviços pagos dentro de seus carros como comodidades extras para os motoristas. Entretanto, será uma estratégia diferente da BMW.
Recentemente, a marca alemã passou a cobrar uma assinatura mensal para que os donos dos carros possam usar o aquecimento dos bancos, que já vem instalados em seus veículos. A estratégia foi altamente criticada, inclusive pelo executivo da Hyundai, que não vê no futuro das assinaturas esse tipo de estratégia.
A ideia da Hyundai, no entanto, é oferecer updates para carros antigos. Sem especificar muito sobre a estratégia, Marcus sugeriu a ideia de trocar sensores dos carros ou fazer atualizações remotas que liberam novas funcionalidades de segurança ou de conveniência. Tudo, claro, a um custo.
O dono de um HB20, por exemplo hipotético, poderia trocar os sensores dianteiros e ter acesso a piloto automático adaptativo. Ou um Ioniq 5 ter atualização de software que libera 10 cv a mais e 20 km a mais de autonomia – algo que a Tesla vem fazendo constantemente. Resta saber quando essa nova realidade vai entrar em ação globalmente.
Você pagaria para atualizar seu carro? Conte nos comentários.
>> Hyundai Creta reestilizado bomba e marca 35 mil pedidos
>> Hyundai lança linha 2025 de Creta e HB20 com novidades discretas
>> Creta é o Hyundai que malhou pesado para crescer