Não era segredo para ninguém que a Hyundai preparava uma versão alongada do SUV compacto Creta com 7 lugares. Baseado na segunda (e polêmica) geração do modelo, o inédito Hyundai Alcazar poderá ser vendido no Brasil e inaugurar um novo segmento.
Por enquanto o novo Alcazar, vulgo Creta 7 lugares, será vendida somente na Índia. Contudo, a Hyundai já revelou ter planos globais para o modelo, seguindo os passos do irmão menor. Em relação ao Creta, o Alcazar terá entre-eixos alongado e traseira espichada a fim de comportar os dois assentos a mais.
A dianteira seguirá com o layout de faróis divididos em três partes, mas a grade frontal e o para-choque terão alterações sutis. Já na traseira, o Alcazar terá lanternas com desenho mais comum, vidro menos inclinado e tampa do porta-malas maior.
Por dentro o irmão de 7 lugares do Creta terá layouts diferentes. O mais clássico será de dois assentos na dianteira, três no meio e dois na traseira. Mas a versão mais luxuosa permitirá duas poltronas individuais na fileira do meio, com direito a console central – assim ele terá lugar para seis passageiros.
Assim como o Creta indiano, o Hyundai Alcazar será equipado com motores 1.5 aspirado de 115 cv e 1.4 turbo de 140 cv. Há opção diesel 1.5 turbo de 115 cv. Em todos os casos a transmissão é automática de seis marchas, mas as versões mais baratas podem contar com câmbio manual, igualmente com seis marchas.
Diferentemente de Creta, Santa Fé, Vera Cruz e Tucson, que têm em cidades, o Alcazar vai para outro tema. Segundo a Hyundai, Alcazar “personifica confiabilidade e indulgência enquanto busca sua inspiração na linhagem real dos castelos e palácios, indicando grandeza, espaço e solidez”.
Na prática, o nome significa um tipo de castelo espanhol feito entre os séculos VIII e XV. Em francês é conhecido como Chateau. Resta saber agora se além da segunda geração do Creta, a Hyundai trará o Alcazar ao Brasil para inaugurar o segmento de SUVs compactos de sete lugares. Ao menos entre os médios a Jeep já prepara uma alternativa nacional.
>>Hyundai Ioniq 5 é misto de hatch com SUV e de passado com futuro
>>Hyundai Creta Prestige é competente, mas rugas apareceram – Avaliação
>>Jeep confirma SUV de 7 lugares maior que o Compass para 2021