Há tempos rumores sobre um Civic Cross circulam pelas redes. E ele pode já ter se tornado realidade, mas não exatamente com esse nome. Vendido somente nos EUA por enquanto, a nova geração do Honda HR-V americano não tem qualquer ligação com o HR-V global que será vendido no Brasil. Por isso até a marca japonesa aproveitou e já o modelo no Brasil.
Diferentemente do HR-V brasileiro/europeu/japonês, que usa plataforma de Fit e tem visual mais esportivo e ousado, o SUV made in USA tem base de Civic e é maior. O nosso modelo é um SUV compacto, enquanto o gringo é um SUV médio com porte muito próximo ao do Corola Cross. Por isso o apelido de Civic Cross.
O registro do modelo no Brasil abre a possibilidade de que ele seja vendido em nosso mercado. O nome, obviamente, não será HR-V, visto que essa designação será usada pelo SUV compacto. Com a morte do WR-V e a importação do CR-V suspensa no Brasil, a Honda terá somente o novo HR-V na linha.
A importação ou produção do HR-V americano no Brasil permitiria à Honda brigar com o Jeep Compass e tentar repetir o sucesso que a Toyota tem com o Corolla Cross. Tudo isso com o benefício de não ter o Civic nacional brigando por preço. Isso porque o sedã médio estará no nosso país como um importado e ainda por cima híbrido.
Por usar base de Civic, a produção nacional é menos provável, até porque a Honda hoje só faz carros com base de Fit no Brasil (City, City Hatch e HR-V). Fabricar o HR-V americano por aqui implica em trazer a plataforma do Civic ao nosso país. Caso aconteça, as chances de uma nacionalização do sedã médio crescem para dividir custos com o SUV médio.
>>Honda e Citroën se tornaram marcas de um carro só
>>Novo Honda HR-V norte-americano tem design exclusivo revelado