As marcas chinesas estão verdadeiramente tirando o sono das fabricantes estabelecidas. Prova disso é que a Renault já disse que as fabricantes europeias deveriam se unir contra as chinesas. Mas agora parece que o ataque virá do Japão, visto que Nissan e Honda estudam uma parceria para conter BYD, GWM e companhia.
Pioneira no segmento de elétricos de volume com o Leaf, a Nissan anda um pouco lenta na entrada em mais mercados com veículos elétricos. Hoje ela tem só o Leaf, que saiu de linha em alguns mercados, e o SUV cupê Ariya. Há planos para que o novo March seja elétrico e volte com plataforma de Renault 5, além de três novos SUVs elétricos.
Já a Honda tinha parceria com a Chevrolet para desenvolvimento e fabricação de carros elétricos. A parceria rendeu o Honda Prologue e o Acura ZDX. Mas a marca tem investido forte em elétricos na China, tendo o HR-V elétrico, além de novos modelos em desenvolvimento. Contudo, o Honda e saiu de linha fracassado.
Para acelerar o desenvolvimento de elétricos e se tornar verdadeiramente competitiva no mercado, Honda e Nissan estão estudando uma parceria para o desenvolvimento de novos modelos. Segundo o jornal japonês Nikkei Asia, a ideia é desenvolver uma plataforma modular e baterias comuns que serão usadas pelas duas marcas.
O que não ficou claro ainda é se a Renault e a Mitsubishi, parte da Aliança com a Nissan, serão beneficiadas com essa parceria com a Honda. Além disso, nada ainda foi estabelecido sobre novos modelos. Mas é certo que a dupla criará junta SUVs e, quem sabe, hatches rivais de BYD Dolphin e GWM Ora 03.
Você aposta que essa parceria Honda e Nissan vai para a frente? Conte nos comentários.
>>Nissan afirma que o Leaf segue vivo no Brasil
>>Honda HR-V 2025 tem versão aventureira e visual de Accord
>>BYD lança hatch elétrico por R$ 62 mil, mas só na China