A Honda está em processo de desenvolvimento de uma nova plataforma global de carros pequenos e médios, com produção tanto para o mercado indiano quanto global. Chamada de PF2 futuramente sustentará uma nova gama de produtos, incluindo sedãs, SUVs, elétricos e híbridos, de acordo com a publicação do site .
A arquitetura PF2 será adaptável para veículos com motores a combustão e elétricos. A Honda ainda não considera viável desenvolver uma plataforma exclusivamente elétrica.
A empresa anunciou que venderá apenas carros movidos a eletricidade ou com células de combustível até 2040, mas a plataforma PF2 é um passo para fortalecer a posição do no mercado indiano.
O desempenho da Honda na Índia
As vendas da Honda na Índia têm caído, com o sedã City somando menos de 1.000 unidades/mês e o Elevate (conhecido como WR-V no Japão) caindo de 4.500 para pouco mais de 2.000 unidades nos primeiros cinco meses de 2024.
No primeiro trimestre deste ano, a Honda exportou 10.659 WR-Vs para o Japão, quase o dobro das vendas domésticas do Elevate. O preço competitivo do WR-V, cerca de US$ 13.200 ou R$ 74.462, em conversão direta), tem impulsionado as exportações, consolidando a Índia como um centro de exportação de baixo custo.
Os novos modelos da Honda
A Honda planeja investir na produção local de powertrains híbridos, pois a plataforma PF2 será preparada desde o início para essa propulsão. A demanda crescente por esse tipo de modelo nos mercados internacionais também influenciou na decisão.
O primeiro veículo da Honda na plataforma PF2 será um SUV de três fileiras, aguardado para outubro de 2027, sendo desenvolvido com a colaboração dos centros do Japão e da Tailândia, com foco no mercado indiano. Ele deverá empregar o propulsor 1.5 do Elevate e oferecer uma variante híbrida.
O segundo será a próxima geração do City, com design radicalmente mudado e chegada aguardada para 2028 em opções a gasolina e híbrida. Além dele, um SUV compacto deverá ser lançado no primeiro semestre de 2029.
Outro lançamento é um modelo elétrico baseado no Elevate, para 2026, seguido por um segundo EV em 2029. A Honda Cars India planeja lançar cinco SUVs até 2030, incluindo produtos fabricados localmente e CBUs (veículos importados que chegam ao mercado já montados e prontos para serem vendidos).
Você acredita que alguns desses novos carros da Honda podem chegar ao nosso mercado? Escreva a sua opinião nos comentários!