Um dia depois do lançamento do novo Civic Hatch nos EUA e no Japão, a Honda já deixou escapar alguns detalhes sobre o futuro do modelo. Versões Si e Type-R já eram esperadas, mas uma inédita variante híbrida também está nos planos. Será então o fim do Honda Insight?
O primeiro lançamento dessa nova fase do Honda Civic será o esportivo Si. Vazado pelo , os planos de marketing da marca japonesa mostram alguns detalhes sobre o futuro do modelo. A princípio, a versão Si será oferecida unicamente para o sedã. Isso abre espaço no Brasil para o retorno do modelo à sua melhor fase.
Nos últimos anos, o Honda Civic Coupé representava somente 6% das vendas totais do modelo nos EUA. E era justamente com essa carroceria que o Civic Si era importado para o Brasil há duas gerações. Quando ele foi produzido localmente, a carroceria sedã é que recebia pimenta extra.
Assim, a japonesa teria um rival na medida para o Volkswagen Jetta GLI. Tal qual o modelo atual, o Honda Civic Si terá motor 1.5 quatro cilindros turbo com acerto mais potente que os modelos regulares. Na nova geração as versões Touring entregam 182 cv e 24,5 kgfm de torque. Espere por algo na faixa dos 220 cv e 28 kgfm de torque.
Para alegria dos entusiastas, o Honda Civic Si será vendido única e exclusivamente com transmissão manual de seis marchas. Isso pode ser um fator que afaste compradores aqui no Brasil. Mas como a versão cupê já tinha suas limitações, mas ainda assim vendeu bem, o sedã manual não seria tanto problema.
Civic Híbrido
Outra novidade para o Honda Civic será a versão híbrida. Programada para ser lançada em 2022, a variante e:HEV seguirá o mesmo sistema usado no Accord recém lançado no Brasil. Contudo, ele deverá fazer uso do conjunto mecânico do Fit híbrido.
A princípio a versão híbrida será oferecida somente para o Civic Hatch, mas deve chegar também ao sedã. Assim como o Si poderá eventualmente ser oferecido no sedã. A ideia por trás do sistema é usar motores elétricos para impulsionar o carro, enquanto um 1.5 quatro cilindros aspirado faz a carga das baterias.
Contudo, ao contrário do sistema e-Power da Nissan, na qual o motor a combustão não está ligado às rodas, no e:HEV da Honda ele pode impulsionar o carro. O sistema a combustão entra em ação em situações de estrada em que ele seria muito mais econômico que um motor elétrico.
Civic Type-R
Por fim, a ser lançado também em 2022, o Honda Civic Type-R será uma exclusividade da carroceria hatch. O modelo mais forte será equipado com motor 2.0 quatro cilindros turbo. Hoje ele entrega 320 cv e 40,7 kgfm de torque. Contudo, rumores apontam para 400 cv na nova geração.
Tudo isso mantendo a tração dianteira, visto que a Honda quer manter com ele o recorde de modelo mais rápido de Nürburgring com esse layout. Câmbio manual de seis marchas será mandatório nessa versão, como é tradição entre os Honda esportivos.
>>Honda Civic Hatch 2022 tem algo que o sedã nunca mais terá
>>CR-V Touring 2021, mas pode chamar de Civic Cross | Impressões