A produção nacional do GWM Haval H6 começará até o final deste ano. Com a homologação do Programa Mobilidade Verde e Inovação (), o SUV será fabricado na planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Isso permitirá à montadora expandir suas operações no Brasil e acelerar a nacionalização de peças e o desenvolvimento de fornecedores locais.
A fabricação do SUV híbrido Haval H6 terá início ainda em 2024. Atualmente, a fábrica de Iracemápolis (SP) passa por um processo de modernização e expansão para aumentar sua capacidade produtiva, visando o início da produção em série no próximo ano.
“Com a homologação, será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para nossa fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo”, comenta Marcio Alfonso, diretor de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM Brasil.
A GWM Brasil também está investindo em um centro de engenharia e inovação, além de buscar parcerias com empresas locais para o desenvolvimento de tecnologias e componentes, com o objetivo de reduzir os custos de fabricação e logística.
Além disso, o fabricante já desenvolveu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente. O objetivo é alcançar uma taxa de nacionalização superior a 60%, o que permitirá à montadora iniciar a exportação de veículos para a América do Sul.
A está passando por um processo de modernização e expansão que aumentará sua capacidade de produção de 20 mil para 50 mil veículos por ano, com potencial para alcançar 100 mil unidades nos próximos anos.
A produção inicial incluirá a montagem do monobloco, soldagem, tratamento superficial, pintura, montagem final e testes, além da instalação de chassis, freios, eixos e sistemas elétricos.
No futuro, a meta é avançar para a montagem de componentes de maior valor agregado, incluindo a possibilidade de montar baterias de lítio, consolidando ainda mais a presença da GWM no mercado brasileiro.
O que você acha do GWM Haval H6? Escreva a sua opinião nos comentários!