Depois de adquirir a fábrica da Mercedes-Benz no Brasil, a Great Wall continua a flertar com marcas alemãs. Com clara inspiração no Volkswagen Fusca, a chinesa terá dois carros elétricos retrô distribuídos por duas de suas marcas. O primeiro será o ORA Ballet Cat, que chega às revendas ainda neste ano. Mas a surpresa é o Wey V72.
Até o presente momento, a Wey trabalhava como uma espécie de Land Rover chinesa. Ou seja, vendia apenas SUVs mais refinados, todos baseados em modelos da Haval – a Jeep chinesa. Contudo, com a chegada do V72, ela expandirá seu mercado com uma versão elétrica e esquisita do Volkswagen Fusca.
O novo modelo toma como base do ORA Ballet Cat, que é praticamente idêntico ao Fusca original. Os dois novos modelos da Great Wall têm para-lamas arredondados e bem marcados e o inconfundível perfil de besouro do clássico alemão. No caso do modelo da Ora, até as rodas, lanternas e faróis são muito parecidos com os do Fusca.
Meio Fusca, meio Chrysler, total Great Wall
No caso do Wey V72, a semelhança com o Fusca tenta ser disfarçada um pouco mais. O modelo recebe capô mais alto e quadrado. Há até uma enorme grade frontal cromada no melhor estilo Chrysler Airflow. Os faróis são projetados e os para-choques de metal ganham visual mais marcante. Há até rodas raiadas como nos carros antigos.
A tampa do porta-malas recebe um ressalto para simular a silhueta de um sedã dos anos 1940. Por lá está o escrito Wey em letras grandes e cromadas. Há ainda lanternas traseiras e retrovisores redondos, além de luzes auxiliares no para-choque. Se não fosse pela iluminação de LED, pareceria nitidamente um carro antigo.
A cabine, entretanto, é bem moderna e luxuosa. Ele conta com painel de instrumentos totalmente digital, central multimídia centralizada e uma tela adicional para o passageiro. Os elementos horizontalizados do painel recebem couro e madeira como acabamento. Há ainda console central alto típico de carros de luxo.
A mecânica dos dois Fusca elétricos da Great Wall é a mesma: motor elétrico de 143 cv e 21,4 kgfm de torque. Há opção de baterias de 47,8 kWh e de 59,1 kWh, garantindo autonomia na casa dos 500 km com carga completa. Segundo a marca chinesa, os dois podem ser carregados em apenas 30 minutos em eletropostos rápidos.
>>Com passaporte para cá, Great Wall revela rival para Land Cruiser
>>Great Wall vai investir R$ 4 bilhões em Iracemápolis em cinco anos
>>Volkswagen apresenta o novo Jetta nos EUA e mudanças virão ao Brasil