O plano de expansão da Geely, gigante chinesa dona da Volvo, no Brasil já foi iniciado. Em setembro deste ano, a abrirá a pré-venda dos modelos X e 001, e a lançará a picape elétrica RD6. Em 2026, ou seja, daqui a dois anos, a desembarcará no país.
De acordo com apuração da , em matéria escrita pelo jornalista André Schaun, todas as outras marcas do grupo chinês têm chance de chegar ao nosso mercado nos próximos anos, incluindo a .
Além da Volvo, o grupo Geely possui um total de 14 marcas. Entre elas estão Zeekr, Riddara e Polestar, todas já confirmadas, além de Geely, , Lotus, Smart, LEVC, Proton, , e , sendo estas duas últimas marcas de veículos comerciais leves.
Geely e Smart já foram oferecidas em nosso mercado, assim como a Lifan, que ficou conhecida pelos carros de baixa qualidade à época, vendendo seus modelos entre 2010 e 2020. Controlada pela Geely, a Lifan não está descartada para um retorno, mas agora com o novo nome Livan.
A Geely é uma holding, uma sociedade empresarial que controla e detém investimentos em outras empresas. O grupo também atua nas áreas de tecnologia e educação.
No ano passado, a Geely comercializou 1,6 milhão de carros, um aumento de 14,2% em relação aos 1,4 milhão de 2022, sendo o melhor ano da história da empresa.
O que você espera dessa futura invasão de novas marcas em nosso mercado? Escreva sua opinião nos comentários!