Se o EcoSport nasceu como SUV do Fiesta em sua primeira geração, aos poucos ele foi reposicionado como equivalente ao Ka no portfólio da Ford. Prova disso é que, na Europa, o verdadeiro SUV do Fiesta é o Puma, posicionado entre o EcoSport e o Escape/Kuga.
Seguindo a veia esportiva do Fiesta, o Ford Puma ganhará a versão apimentada ST, que está presente aqui no Brasil somente com o SUV grande Edge. O modelo terá motor 1.5 três cilindros turbo EcoBoost de 200 cv e 29,5 kgfm de torque.
Turbo manual
Esse motor é a versão turbinada e retrabalhada do 1.5 Dragon aspirado usado em EcoSport, Ka e Ka Sedan no Brasil. Por aqui o motor entrega 137 cv e 16,2 kgfm de torque. Honrando o legado do Fiesta ST, o Puma ST terá transmissão manual de seis marchas, ainda preferida pelos europeus na hora de comprar um modelo com pegada mais esportiva.
Um pouco mais pesado que o Fiesta ST com o qual o Puma ST compartilha o conjunto mecânico, o novo SUV esportivo deverá chegar aos 100 km/h em menos de 7 segundos, visto que seu irmão hatch cumpre a mesma prova em 6,5 segundos.
Alerta de spoiler
O visual do modelo foi antecipado por um teaser publicado pela Ford. Contudo, boa parte de seus adereços estéticos já foram vistos na versão ST-Line que tem apenas design esportivo e ilustra essa matéria. Na Europa até o EcoSport tem uma , mas nada de uma variante verdadeiramente esportiva ou off-road como a Storm brasileira.
Apesar do forte investimento da Ford em SUVs no Brasil, que inclui o Territory recém lançado, a marca não pretende lançar o Puma por aqui. O modelo tem porte um pouco mais generoso que o do EcoSport, perfil cupê como o Volkswagen Nivus, mas sua plataforma e tecnologias embarcadas são muito caras para o nosso mercado.
Futuramente o EcoSport se inspirará no Puma para compor o visual da terceira geração. Apesar disso, ele ainda será menor e mais barato que o Puma pois ainda tem um papel global a ser cumprido, especialmente nos EUA e também na Europa, onde convive com o atual SUV do Fiesta.
>>Kia Sonet será revelado em 7 de agosto e tem tamanho de EcoSport
>>Nova gasolina promete menor consumo, mas preço será mais alto
>>Último Ford Fusion é fabricado para dar lugar ao Bronco Sport