A Ford mostra na 21ª edição da Fenatran uma de suas enormes picapes: a F-450 Super Duty, produzida e vendida exclusivamente nos Estados Unidos. Embora não esteja prevista para ser vendida no Brasil, a picape foi trazida pela marca do oval azul para mostrar o quão tecnológica pode ser um modelo da Série F — família aclamada na terra do Tio Sam.
Classificada como caminhão do segmento de leves, a F-450 Super Duty combina características de veículo comercial de trabalho com itens tecnológicos e conforto. No Brasil, as únicas representantes da Série F são as F-350 e F-4000, que passam longe da proposta de picape de passeio, sendo destinadas mesmo ao trabalho.
A F-450 SuperDuty chama a atenção tanto pelo porte quanto pelo enorme motor: um V8 turbodiesel de 6,7 litros, que desenvolve 440 cv e incríveis 128 kgfm de torque — suficientes para levar 3.460 kg de carga e rebocar até 14.741 kg (como trailers e barcos). Segundo a Ford, o chassi é composto por mais de 95% de aço de alta resistência, enquanto a carroceria conta com liga de alumínio de nível militar.
Na lista de equipamentos, esse mastodonte traz 20 tecnologias de assistência ao motorista. Destaque para o controlador de velocidade adaptativo com sistema anticolisão (que utiliza o freio-motor para reduzir velocidade mesmo com reboques pesados), assistente de ré para trailer (com 7 câmeras), alerta de ponto cego e tráfego cruzado, fechamento remoto da caçamba e alerta de permanência em faixa.
Nos Estados Unidos, a F-450 SuperDuty custa a partir de US$ 77.325 (R$ 245.213 numa conversão direta), o que provavelmente inviabilizaria sua vinda ao Brasil, tanto pelo preço quanto pelo restrito mercado. Atualmente, apenas a RAM 2500 representa oficialmente as picapes grandes por aqui.
Veja mais:
>> As principais atrações da Fenatran 2017