O segmento de SUVs médios está pegando fogo. Com o lançamento do Volkswagen Taos marcado para o ano que vem junto da reestilização do Jeep Compass, os modelos vão causar um verdadeiro rebuliço em toda América. Mas um terceiro elemento também vem para esquentar a briga: o Ford Bronco Sport.
Enquanto aqui no Brasil temos o chinês Territory para representar também a Ford no segmento de SUVs médios, lá nos Estados Unidos, a base da categoria será representada pelo Bronco Sport. A Ford ainda tem um outro SUV médio, o Escape, mas esse tem porte de Toyota RAV4 e Honda CR-V.
Ainda não se sabe ao certo onde a Ford encaixará o Bronco Sport no Brasil, mas que ele vem isso é praticamente certo. Há possibilidade de ele ficar entre o EcoSport e o Territory. Ou, por conta do visual off-road, ficar entre o Territory e o Edge para pegar os consumidores do Compass diesel.
Independentemente de qual seja a escolha para o nosso país, lá nos Estados Unidos ele brigará com Compass e Taos. Suas armas são o visual retrô inspirado no Bronco e a inegável capacidade off-road, algo não oferecido no Escape e que não é o foco do SUV da Volkswagen.
Produzido no México, o Bronco Sport terá duas opções de motor. As versões mais baratas usam um 1.5 EcoBoost três cilindros turbo de 181 cv e 26,2 kgfm de torque. Ele r é muito semelhante ao 1.5 Dragon do EcoSport e do Ka, a diferença fica por conta da presença do turbo.
Já as versões Badlands e First Edition usam o potente 2.0 EcoBoost quatro cilindros turbo com 245 cv e 38 kgfm de torque. Ambos usam transmissão automática de oito marchas, mas somente o 2.0 tem trocas de marcha atrás do volante.
>>Ford Territory encarece R$ 14 mil na versão de entrada
>>Ford EcoSport ganha versão aventureira com motor 1.0 turbo