Responsável por criar a tendência de picapes preparadas para o off-road de velocidade, a Ford F-150 Raptor se renova mais uma vez seguindo os passos das irmãs mundanas. O visual pode até parecer que não mudou muito porque a Ford guarda para 2022 a maior mudança na picape: uma versão R com motor V8 para encarar a RAM 1500 TRX.
Continua debaixo do capô da F-150 Raptor o motor V6 EcoBoost 3.5, mas sem potência divulgada pela Ford ainda. Até então, esse motor rendia 450 cv e 70,5 kgfm de torque. A nova geração terá, segundo adiantado pela marca, sistema de escapamento ativo bastante semelhante ao usado pelo Mustang.
A F-150 Raptor contará com modos silencioso, normal, sport e Baja para o sistema de escape. Serão utilizadas diversas válvulas ativas para produzir som mais alto ou mais baixo do motor, de acordo com a preferência do motorista no dia.
A suspensão traseira da Raptor foi toda refeita, adotando agora um layout five-link e braços maiores para permitir maior articulação do sistema. Ela contará também com ajustes eletrônicos providos pelo sistema de gerenciamento de comportamento da picape com sete modos de condução totalmente diferentes.
V8 em 2022
Durante a apresentação da nova Ford F-150 Raptor, a marca do oval azul confirmou que uma versão R será lançada em 2022. Ela contará com motor V8 gasolina a fim de colocar a RAM 1500 TRX para comer poeira. Rumores apontam para o motor V8 5.2 de 770 cv e 86,4 kgfm de torque do Mustang Shelby GT500.
Vale ressaltar que hoje a RAM 1500 TRX é, simplesmente, a picape mais potente do mundo. Ela entrega 712 cv graças ao motor V8 Hellcat 6.2. O torque de 89,8 kgfm faz até mesmo motores diesel passarem vergonha.
Evolução sem revolução
A nova geração da F-150 Raptor evidentemente passou por um processo evolutivo de design, não uma revolução. Ela mantém a carroceria alargada, que fica evidente pelas fendas ao lado dos faróis e lanternas.
Além disso, caixas de roda com plástico preto e para-choques de plástico recuado com peito de aço ajudam a dar o visual parrudo necessário na versão Raptor. Na nova geração, os LEDs em C dos faróis se integram às três luzes extras da grade formando um efeito único.
Na traseira ela tem novas lanternas de LED conectadas por um enorme plástico preto com inscrito Ford. Apesar de toda brutalidade externa, por dentro a F-150 Raptor é luxuosa. Conta com painel digital, central multimídia que mais parece uma televisão em uma sala de estar, muito couro e itens de conforto e tecnologia.
Rumores apontam para a importação da F-150 (talvez na versão Raptor) para o Brasil oficialmente em 2021 ou 2022. Até hoje a picape veio apenas a passeio por aqui, mas é um dos modelos mais vendidos em importadoras independentes. Vale lembrar que a RAM 1500 chegou ao Brasil esse ano e que a Chevrolet Silverado está confirmada, mas nenhuma em versões comparáveis à Raptor.
>>RAM 1500 ganha versão de 1.000 cv mais rápida que um Porsche 911
>>Aznom Palladium é um sedã gigante baseado na RAM 1500
>>Mesmo por R$400 mil, RAM 1500 vende todas as unidades em 18 horas