Depois que a Volkswagen revelou o Taos na Argentina e seu visual final apareceu, o SUV perdeu a vergonha e passou a circular nas ruas sem camuflagem. Prova disso é o flagra feito por Murilo Soares ao Auto+ em São Bernardo do Campo (SP) onde o Volkswagen Taos Highline circulava sem disfarçar nada.
O modelo flagrado é da versão topo de linha Highline que conta com faróis full-LED com tecnologia IQ adaptativa. Essa variante traz um filete de LED conectando os faróis através da grade frontal e funciona também como iluminação diurna.
Desde a versão Comfortline, já revelada aqui no Auto+, o Volkswagen Taos terá para-choque com parte central em preto brilhante. Um artifício para dar um estilo mais robusto e aventureiro ao SUV médio.
Na traseira ele conta com saída dupla de escape falsa e lanternas de LED com elementos em Y como no Tiguan europeu recentemente reestilizado. As rodas de liga-leve são diamantadas, mas tem desenho diferente do modelo apresentado oficialmente pela Volkswagen. Além disso, não há teto com pintura contrastante.
É possível que esses dois itens apareçam como opcional na versão topo de linha do SUV médio. Esses detalhes e variantes deverão ser revelados em breve pela Volkswagen no lançamento do Taos.
Somente turbo
Debaixo do capô do Volkswagen Taos residirá apenas um motor. Trata-se do já conhecido 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Esse propulsor está em modelos como Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross Highline, Tiguan e até alguns modelos da Audi.
Ele será atrelado unicamente à transmissão automática Tiptronic de seis marchas. Não haverá opção de Taos manual, como já não existe em seu segmento. Rumores apontam para uma futura versão R-Line ou GTS com motor mais potente, provavelmente o 2.0 TSI, mas nada oficial até o momento.
Segmento disputado
Com linha de SUVs em forte expansão, a Volkswagen colocará o Taos entre o T-Cross e o Tiguan. A ideia é brigar de frente com o Jeep Compass em suas versões de maior volume, visto que o SUV alemão terá um portfólio de variantes mais enxuta.
O Taos terá de preencher a lacuna entre os R$ 125.690 do T-Cross Highline e os R$ 146.880 do Tiguan Allspace 250 TSI. É possível que a versão de entrada do Taos custe algo próximo ou abaixo da topo de linha do T-Cross, tal qual deverá haver uma proximidade de valores entre o Tiguan de entrada e o Taos topo de linha.
>>Flagra: Volkswagen Taos Comfortline roda sem camuflagem
>>Volkswagen Taos e Jetta terão novo motor 1.5 TSI
>>Segredo: patente revela que Toyota Corolla Cross brasileiro será maior