Depois de toda polêmica causada pelo visual da segunda geração do Hyundai HB20, a marca sul-coreana voltará a ser assunto nas rodas de conversas em 2021. Tudo isso porque o Creta 2022 terá desenho polêmico como na versão indiana e chinesa, mas aqui no Brasil teremos alguns toques exclusivos.
Flagrado em testes em São Paulo pelo canal , a segunda geração do Hyundai Creta repetirá a estratégia do modelo atual. Quando o SUV foi lançado no Brasil, ele trouxe lanternas traseiras exclusivas e para-choques diferentes da variante internacional.
É do Brasil!
A camuflagem pesada tenta esconder quais serão as mudanças, mas algumas delas já ficaram evidentes. Começando pela grade frontal que terá formato mais trapezoidal, sem a parte afilada ao centro como no Creta indiano. Além disso, a parte interna terá pontos cromados, não filetes.
O para-choque também deve sofrer alterações, ampliando a faixa em plástico preto a fim de dar ao Creta um aspecto mais robusto. Ainda assim, ele manterá os faróis divididos em três partes, que já são uma das grandes controvérsias do SUV compacto.
As rodas de liga-leve do modelo flagrado pelo em São Paulo também diferem das usadas na Índia e na China, revelando que a Hyundai está investindo pesado em mudanças. Ainda assim, o Creta brasileiro manterá a lanterna traseira em três partes com um degrau próximo ao vidro.
O para-choque traseiro traz vincos diferentes e pode não contar com as luzes auxiliares como da versão gringa. Por dentro ainda não está definido como será o nosso Creta. Na China ele tem painel digital e central multimídia vertical – já na Índia, o layout é mais tradicional e o acabamento tem mais plástico.
Creta turbo?
O que ainda não certo é se o Creta manterá a atual oferta de motores 1.6 quatro cilindros aspirado de 130 cv e 2.0 quatro cilindros aspirado de 166 cv. Existe uma chance grande de o 1.0 T-GDi três cilindros turbo do HB20 de 120 cv e 17,5 kgfm de torque ser usado por algumas versões, até mesmo potencialmente substituindo o 1.6 aspirado.
Tal como hoje, o Hyundai Creta 2022 terá transmissão automática de seis marchas na grande maioria das versões. Câmbio manual será restrito à variante de entrada somente para baixar o preço médio do SUV compacto, que crescerá na nova geração.
O novo modelo tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura. Atualmente o Creta mede 4,27 m no comprimento, 1,78 m na largura e 1,63 m na altura.
>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação
>>HB20 Diamond Plus 2021 vende bem porque é bom – Avaliação
>>Donos de Ford migram para Chevrolet e Hyundai, aponta estudo