A Fiat suspendeu a produção do charmoso e elegante 500e enquanto enfrenta a falta de interesse pelo modelo totalmente elétrico. A anunciou que a linha de produção do 500e em Mirafiori, Turim, na Itália, ficará parada por quatro semanas a partir de 13 de setembro. Isso significa que, pela primeira vez desde 2007, nenhum novo Fiat 500 será fabricado na Europa.
“Essa medida é necessária devido à atual falta de pedidos, resultado das dificuldades enfrentadas por todos os fabricantes, especialmente no mercado europeu”, declarou a Stellantis em comunicado à .
A Fiat decidiu não atualizar o 500e para continuar a venda do modelo. Contudo, a produção do 500 a combustão não foi totalmente interrompida, com o modelo ainda sendo fabricado no norte da África. No entanto, essas versões não estão aptas para serem comercializadas na Europa.
Em vez de atualizar o 500 a combustão, a Fiat optou por desenvolver um novo modelo híbrido, combinando um motor a combustão com um elétrico. Porém, esse novo híbrido só estará pronto no final de 2025 ou, mais provavelmente, em 2026.
O Fiat 500 com tecnologia híbrida será produzido ao lado do modelo elétrico em Mirafiori, que está passando por uma reforma de 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 619.930.000, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas) para se preparar para os novos planos de eletrificação da Fiat.
A Fiat não é a única montadora que teve que ajustar sua estratégia devido à demanda por veículos elétricos ser muito menor do que o esperado. , , e até marcas de luxo como e estão prolongando a vida útil dos motores tradicionais ou investindo no desenvolvimento de novos modelos a combustão.
Atualmente, o Fiat 500e Icon é comercializado em nosso mercado pelo valor a partir de R$ 214.990 oferecendo 3,63 m de comprimento e um alcance livre de poluentes na atmosfera de até 227 quilômetros, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do .
O que você acha do Fiat 500e? Deixe nos comentários a sua opinião!