A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) inaugurou recentemente em Betim (MG) o Safety Center FCA Latam, que veio para ser o maior e mais moderno centro de testes de segurança da América Latina.
A FCA investiu R$ 40 milhões na construção do novo centro de pesquisas, que vai permitir que o grupo realize os testes de colisão em condições específicas.
A área total tem 7,6 mil metros quadrados e a estrutura em si comporta veículos de até 4 toneladas a 100 km/h. O local ainda conta com sala de controle, sala de observação, área de impacto, oficina e escritório.
O primeiro teste para inaugurar a pista de crash-test foi o da picape Fiat Toro, que percorreu 130 metros a uma velocidade de 48,3 km/h em direção a uma parede de concreto de 140 toneladas. Com a colisão, os danos apresentados durante o teste na picape foram no para choque dianteiro, bem como no capô e o para-brisa que ficou trincado.
As portas não ficaram tão avariadas, e o airbag duplo foram acionados. A FCA diz que antes dos carros passarem no teste real, são feitos cerca de 800 testes virtuais. Isso porque o teste de colisão custa entre 200 e 500 mil reais.
Antes do centro ser inaugurado, a FCA testava os modelos ou na matriz da Fiat em Turim, ou em Detroit – nos Estados Unidos. Esse centro novo de pesquisas vai garantir a segurança tanto de carros atuais, como de futuros projetos do grupo FCA.
Veja mais:
>> Carros Inesquecíveis: Fiat Punto